quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SSP coloca em funcionamento sistema que cria banco de dados único entre as polícias.

A Secretaria da Segurança Pública, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), ampliou a capacidade de desempenho de seu sistema de informática com a aquisição de novos equipamentos e sistemas de informação para modernizar o parque tecnológico da segurança pública. As novas máquinas aliadas à qualificação profissional dos funcionários darão início a um processo histórico de criação de um banco de dados único para as polícias Civil e Militar, Cogerp e Corpo de Bombeiros, facilitando assim a integração e possibilitando a melhoria dos serviços prestados à população.

Foram investidos R$ 200 mil na compra de dois servidores de alta performance e de duas modernas tecnologias denominados de Storage e Eva, recentemente instalados na Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). Além disso, a nova solução garante à população uma solução de alta disponibilidade para os serviços de Boletim de Ocorrência on-line, Delegacia Interativa e Antecedentes Criminais.

Na prática, todos esses investimentos vão garantir ao cidadão sergipano que acessar, por exemplo, a Delegacia Interativa na internet a certeza de que a conexão com o sistema não vai cair e que seus dados serão guardados com toda segurança. De acordo com a diretora da DTI, tenente coronel Alessandra Dielle, com essa solução, o acesso às informações ficará muito mais rápido, seguro e as paradas no sistema serão praticamente eliminadas.

No tocante à integração das forças de segurança pública, a nova infra-estrutura vai permitir a unificação de todas as informações das polícias em um banco de dados centralizado. O sistema vai gerar, em tempo real, estatísticas fidedignas dos níveis de criminalidade em todo o Estado a fim de facilitar a tomada de decisão por parte da cúpula da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe.

Segundo Alessandra Dielle, a aquisição foi feita com verbas próprias da SSP. “Estas novas tecnologias irão democratizar o acesso da população aos serviços prestados pela SSP, além de oferecer toda uma estrutura de gestão de tecnologia de informação”.

Cenário ideal – Antes de realizar a compra dos equipamentos, o secretário Kércio Pinto contratou uma empresa especializada em soluções de informática para realizar um projeto de consultoria a fim de apresentar dados sobre o cenário ideal de um parque tecnológico. No relatório, a empresa apontou as falhas e apresentou um modelo que foi prontamente adotado pela DTI.

Para se ter uma idéia da situação, antes da aquisição do atual sistema, a infra-estrutura era totalmente defasada, tinha alto custo de energia com servidores espalhados por vários locais e com baixa capacidade de armazenamento e pouca velocidade de acesso. Segundo o secretário Kércio Pinto, a nova estrutura vai aumentar a política de segurança, organizar a segurança das informações, gerenciar as comunicações e as operações, aumentar o controle de acesso ao sistema e oferecer, ainda, a possibilidade de uma gestão na continuidade dos negócios.

O secretário destacou que esses investimentos farão uma revolução silenciosa na segurança pública. “Pela primeira vez na história das forças de segurança do Estado, as polícias terão dados unificados, o que vai facilitar a integração entre as corporações, o combate à criminalidade e oferecer ao ordenador de despesas a possibilidade de destinar investimentos de acordo com as necessidades apresentadas pelos relatórios”, explicou Kércio.

Nenhum comentário: