quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Batalhão de Choque auxiliará na realização da Operação Final de Ano na capital sergipana.


A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), realiza, neste mês de dezembro, a Operação Final de Ano. A operação, que tem início nesta sexta-feira, 5, segue até o dia 31, com a participação de várias unidades e subunidades da PMSE. O objetivo é reduzir os índices de roubos e furtos na região metropolitana da Grande Aracaju, através do reforço do policiamento ostensivo e preventivo nos locais com maior registro de ocorrências. Serão realizadas ações de abordagens e blitze em diversos pontos da cidade, para tentar conter a prática delituosa contra o cidadão aracajuano, que em dezembro torna-se mais inclinado para as compras de final de ano.

A operação foi criada com base nos dados estatísticos e experiências de anos anteriores acerca do emprego do efetivo durante o mês natalino, época em que os trabalhadores recebem o 13º salário e faz aumentar a circulação de dinheiros nas cidades brasileiras, incluindo a capital sergipana. Visando coibir a prática delituosa, o CPMC organizou a referida operação, que vai contar com a maior parte dos homens e mulheres da corporação, empenhados em reduzir o número de ocorrências e garantir a sensação de segurança aos moradores e comerciantes das comunidades.

A ação contará com a participação de militares do 1º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Comunitária, unidades responsáveis pelo policiamento ostensivo dentro dos bairros da Grande Aracaju, e das companhias especializadas da corporação: Batalhão de Polícia de Trânsito, que abrange a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), Companhia de Polícia Fazendária (CPFaz), Companhia de Segurança Escolar (CSE) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).


Ações

A Operação Final de Ano estará subdividida em outras operações, que ocorrerão simultaneamente na área da Grande Aracaju: a Operação Visibilidade, a Operação Fecha Quartel e a Operação Reforço. A primeira diz respeito à ação de presença dos policiais militares, de prontidão para atender qualquer ocorrência solicitada diretamente pela população ou pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom), que atende através do número de emergência 190.

A Operação Fecha Quartel, que começa a partir de amanhã, dia 5, ocorre ao longo de cinco semanas e tem como intuito reforçar o policiamento ostensivo, com o emprego da tropa que realiza o serviço administrativo da corporação. Ela acontecerá em dois dias distintos, geralmente às quartas e sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde. Na semana de natal, no entanto, as ações previstas – de rondas ostensivas, abordagens e blitze – acontecem durante três dias: segunda, quarta e sexta-feira. A iniciativa contará com o apoio do BPTran, que fiscalizará condutores e veículos, a fim de inibir a ação de indivíduos suspeitos.

Já a Operação Reforço, como o próprio nome já diz, tem por objetivo reforçar o policiamento em determinadas áreas da capital. A ação empregará o efetivo militar do CFAP e do Tribunal de Justiça para reforçar a modalidade de policiamento a pé no Centro da cidade e nos bairros Siqueira Campos e Atalaia, com vistas a garantir a segurança dos comerciantes que atuam nos perímetros em questão.

De acordo com o chefe do CPMC, coronel Aelson Resende Rocha, a Operação Final de Ano pretende levar às ruas cerca de 16 viaturas por dia, distribuídas em pontos estratégicos da Grande Aracaju, para servirem ao patrulhamento dos bairros, atendimento de ocorrências e fiscalização de veículos e pessoas, que eventualmente estejam querendo impedir a paz, a tranqüilidade e o bem-estar dos cidadãos sergipanos que se preparam para os festejos natalinos.

Nenhum comentário: