terça-feira, 6 de janeiro de 2009

APREENSÕES DE DROGAS PELO BATALHÃO DE CHOQUE AUMENTAM MAIS DE 100% EM 2008

Dragas apreendidas pelo Batalhão de Choque


O BPChq aprendeu 123 armas de fogo durante o ano de 2008, batendo o recorde de aprensões.


Choque atuando nas ruas no combate a criminalidade


Incumbido de reforçar o trabalho preventivo da Polícia Militar e a repressão contra crimes em todo o Estado, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) alcançou números importantes em 2008. Um dos índices que mais chama a atenção é o crescimento de flagrantes por tráfico de entorpecentes, em especial o crack. As equipes do batalhão recolheram e encaminharam às delegacias da Polícia Civil e Polícia Federal 681 pedras da droga em diferentes tamanhos e formatos, que seriam comercializadas. O crescimento é de 127% em relação ao ano anterior. O mesmo acontece com a cocaína, com 189% apreensões a mais (de 410g para 1.185g).

Cresceram 68% as apreensões de armas de fogo nos últimos 12 meses. Os soldados recolheram 123 revólveres, pistolas e espingardas que poderiam ser utilizados em roubos ou homicídios, contra as 83 notificadas em 2007. A tropa também duplicou a carga de munições recolhidas nas ruas com acusados, passando de 263 para 544 cápsulas e cartuchos de diferentes calibres, uma subida de 106% dentro de um ano.

A unidade especializada atendeu 711 casos ao longo do ano, número 45% superior às 489 ocorrências registradas em 2007. Nessas ações, foram presas 786 pessoas acusadas de diversos delitos, elevando em 53% as 511 autuações do ano anterior.

O Batalhão de Choque também teve atuação destacada no enfrentamento aos crimes contra o patrimônio dos sergipanos. Foram centenas de bens recuperados após roubos e furtos, ou recolhidos por serem usados no cometimento de crimes. Exemplos disso foram os 118 carros e motocicletas apreendidos e postos à disposição da justiça e proprietários (81% a mais que em 2007), da mesma forma que os 126 telefones celulares (elevação de 29%).

Para o comandante do Batalhão, major Carlos Rolemberg, os números são reflexo do aumento da capacidade de atuação da Polícia Militar, através dos investimentos feitos pelo Governo de Sergipe. Ele explica que ao longo dos últimos dois anos, a unidade foi uma das que mais recebeu melhorias na estrutura de trabalho e promoveu capacitações para o efetivo, que hoje é de 210 homens, divididos em três companhias operacionais.

"A PM dispõe de várias unidades especializadas, a exemplo do Esquadrão de Cavalaria, Pelotão Ambiental e Companhia de Trânsito, que também fazem a segurança da população dentro de sua seara. O mesmo ocorre com o Choque, cuja missão principal em particular é o de controle de distúrbios civis, mas também atua em operações com cães e reforça a presença nas ruas feita por batalhões comunitários da instituição", explica Carlos Rolemberg.

Um comentário:

Victor Fonseca disse...

Será que há mesmo motivos para comemorar? Sempre cabe uma reflexão... O objetivo do trabalho policial militar é mesmo fazer grandes apreensões? O sucesso de 2009 seria então encontrar toneladas de drogas, centenas de armas cada vez mais poderosas nas mãos dos bandidos? Ou devemos nos preocupar em ver cada vez mais armas e drogas circulando livremente em meio ao crime, por mais que a polícia trabalhe? Pensemos nisso...