quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ATUAÇÃO DO BPChq AJUDA A REDUZIR EM 36,8% OS ASSALTOS A ÔNIBUS NA GRANDE ARACAJU

Estatísticas levantadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através da Polícia Interestadual (Polinter), que vem tratando também de crimes relacionados a assaltos ao transporte coletivo, apontaram uma diminuição dessa modalidade criminosa no segundo semestre de 2008 na região da Grande Aracaju, quando comparado os dados com aqueles equivalentes ao primeiro semestre do ano passado.

No primeiro semestre de 2008, foram registrados 424 assaltos a ônibus na região metriopolitana. Já no segundo semestre, este número caiu para 268, implicando em uma queda de 36,8%. Em Aracaju, a polícia contabilizou, nos seis primeiros meses do ano passado, 260 ocorrências relacionadas a roubos ao transporte coletivo, enquanto que no segundo semestre o índice foi reduzido para 234, o que representa uma queda de 10%.

De acordo com o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Aelson Rezende, as trocas de informações e o trabalho conjunto da PM/2, Serviço de Inteligência da Polícia Militar, com a Polícia Civil, foram preponderantes para diminuir o número de assaltos a ônibus coletivo na grande Aracaju.

"Com a definição dessas diretrizes, iniciamos uma estratégia para coibir os assaltos a ônibus nos locais e horários determinados. Intensificamos as operações com blitze e outras operações feitas em diversos pontos da capital, inclusive disponibilizando viaturas em pontos estratégicos, para que as pessoas possam informar ocorrências à polícia e para que o caso seja solucionado de imediato”, diz o oficial.

O bom resultado alcançado no segundo semestre de 2008 é reflexo de um trabalho sintonizado, desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar, não deixando de apontar a fundamental contribuição dos cobradores, motoristas e da população envolvida, bem como os compromissos assumidos pelas empresas de ônibus, além da atuação do Batalhão de Choque que tem realizado diversas blitz nas áreas de maior incidência delitiva.

Para o coordenador de transportes das empresas São Cristóvão e Viação Cidade de Aracaju (VCA), José Ailton Vieira de Rezende, as linhas que circulam pelos conjuntos Jardim, Parque dos Faróis, João Alves e Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, são consideradas as mais problemáticas da empresa. No segundo semestre do ano passado, Ailton afirma que as operações da polícia reduziram o número de assaltos em todas as linhas da empresa em mais de 80%.
Além das operações policiais, contribuíram para esta redução a instalação de câmeras de segurança no interior dos veículos e a diminuição dos vales-transportes e de dinheiro em poder dos cobradores. Temos observado a presença constante das viaturas da Polícia Militar e Civil em alguns trechos considerados problemáticos e isso traz muito mais segurança tanto para o trabalhador quanto para o usuário do transporte coletivo”, diz o coordenador.

Nenhum comentário: