quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Polícia Militar apresenta plano de segurança do Pré-Caju e do Verão Sergipe 2009, que contará com o reforço do Batalhão de Choque

Cel. Magno Silvestre, Comandante Geral da PM/SE, apresentando o plano de segurança aos presentes

Cel. Resende, Comadante do CPMC detalhando o plano


A Polícia Militar do Estado de Sergipe expôs à imprensa o plano de segurança elaborado para o Pré-Caju e o Verão Sergipe 2009 na manhã da quinta-feira, 15, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG). A apresentação mostrou que durante o Pré-Caju, prévia carnavalesca que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, será empregado um total de 4.500 policiais militares na segurança da festa. Na oportunidade, representantes de órgãos envolvidos na prévia também exibiram as estratégias que serão empregadas por cada um deles durante os quatros dias do carnaval fora de época.

O planejamento exibido pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) mostrou que a PMSE distribuirá quatro câmeras nos 4,5 quilômetros ocupados pela prévia, além de seis cabines de desarmamento, onde aqueles que têm porte deverão deixar suas armas. O evento contará ainda com 19 portões de acesso, onde todos os foliões serão revistados por policiais militares que estarão com detector de metais, buscando evitar a entrada de armas no espaço do Pré-Caju. Durante os dias de festa, alguns militares serão distribuídos em 30 elevados para facilitar a visualização de possíveis confusões. No percurso ocupado pelos trios da ‘pipoca’ sete caminhonetes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) farão a segurança dos brincantes.

O policiamento periférico será feito com o auxílio de 32 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e 20 motocicletas. Também serão empregadas viaturas da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Toda a área externa será coberta por patrulhas que estarão a pé fazendo uma primeira triagem do público que se dirigirá aos portões de acesso e garantindo a livre circulação dos brincantes.

A exemplo de 2008, a Polícia Militar dividiu o espaço da prévia em quatro áreas, para facilitar a distribuição e o controle do efetivo. A novidade deste ano é que o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) estará com duas lanchas fazendo a segurança do Rio Sergipe no trecho compreendido entre o Iate Clube de Aracaju e a Avenida Tancredo Neves. As embarcações terão canhões de luz para facilitar a visualização de possíveis ocorrências. O PPAmb trabalhará em parceria com o Corpo de Bombeiros, auxiliando em qualquer eventualidade.


Verão Sergipe 2009

A Polícia Militar do Estado de Sergipe também apresentou o plano de segurança do Verão Sergipe 2009, evento que ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, na praia de Caueira, no município de Itaporanga D’ajuda, e nos dias 30 e 31 de janeiro, em Pirambu. Segundo o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), a Caueira contará com a segurança de 366 policiais, que serão distribuídos no policiamento interno e externo do evento e nas rodovias que dão acesso ao local da festa. A estrutura contará ainda com cinco elevados, cabine de desarmamento e portões de acesso, onde será feita a revista com detectores de metais.

Na parte interna da festa, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) estarão em elevados e patrulhas. Nos pontos de acesso à praia, inclusive na saída da balsa, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) controlarão o trânsito. As areias da Caueira receberão o policiamento do Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon). A Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) também estarão na segurança periférica.

Em Pirambu, a festa terá um esquema de segurança semelhante ao da praia da Caueira, com o emprego de 334 policiais militares. Além disso, este ano o policiamento contará com o apoio do Pelotão Ambiental, que disponibilizará uma lancha para fazer o patrulhamento do rio Japaratuba.

Nenhum comentário: