sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009: CHOQUE ATUARÁ NA GRANDE ARACAJU, JUNTAMENTE COM OUTRAS UNIDADES.

Na Grande Aracaju, o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) empregará um efetivo composto por 1500 policiais militares, que serão distribuídos na capital, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, entre 20 e 24 de fevereiro. Durante os cinco dias da folia momesca, a Polícia Militar fará a segurança de pequenos eventos, a exemplo do Bloco Carnavalesco Alegria de Viver na 3ª Idade, no conjunto Bugio, e de festas que receberão milhares de pessoas, como é o caso do Bloco Rasgadinho e do carnaval do município da Barra dos Coqueiros.

No Bloco Rasgadinho, que se apresenta da sexta-feira, 20, até a segunda-feira, 23, serão empregados cerca de 150 policiais por dia. Eles acompanharão o arrastão, que passará pelos bairros Getúlio Vargas, Cirurgia, Suiça e São José, e trabalharão no circuito indoor, montado na Avenida Pedro Calazans, num espaço batizado de Coração da Cidade. A área contará com uma cabine de desarmamento, onde o brincante que tem porte de arma poderá deixar o objeto, e três portões de acesso para a revista dos foliões, que será feita com detectores de metais. Este local também terá um posto de comando da Polícia Militar, com banheiros, xadrez e toda a estrutura necessária para o bom desempenho do serviço policial militar.

Os arrastões do Rasgadinho serão acompanhados por patrulhas a pé e três caminhonetes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). No circuito indoor, os militares também trabalharão em patrulhas e em nove elevados, de onde terão uma melhor visão do público, facilitando a identificação de possíveis tumultos. O policiamento periférico das áreas por onde passarão o bloco e das ruas localizadas nas proximidades da arena fechada ficará sob a responsabilidade do motopatrulhamento da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), de viaturas da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom). Também estarão no policiamento externo, conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), além de bicicletas do ciclopatrulhamento da CPTur.

Na Barra dos Coqueiros, serão empregados 200 policiais e 10 viaturas a cada dia. Especificamente na Atalaia Nova, a PM distribuirá seis elevados na arena onde acontecerão os shows, enquanto o policiamento periférico do evento ficará por conta de seis viaturas do 8º BPCom, Radiopatrulha, CPTur, BPChq e Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), além de conjuntos do EPMon e bicicletas do ciclopatrulhamento da Companhia de Turismo. Já em São Cristóvão, 100 policiais trabalharão por dia, com o apoio de seis viaturas do 8º BPCom, CPRv e BPChq. No município de Nossa Senhora do Socorro, a polícia estará com 100 homens e cinco viaturas. Para a tranquilidade da festa, o comandante do CPMC, coronel Aelson Resende Rocha, orienta que os foliões não levem documentos originais para a festa, não dirijam após a ingestão de bebidas alcóolicas e evitem se envolver em confusões.

Nenhum comentário: