sexta-feira, 3 de abril de 2009

GOVERNADOR E MINISTRO DA JUSTIÇA INAUGURAM O NOVO CIOSP 190.






O governador Marcelo Déda, ao lado do ministro da Justiça, Tarso Genro, inaugurou nesta quinta-feira, 2, o novo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190, que passa a centralizar todo o atendimento à população sergipana num só local, coordenando as ações das Polícias Militar e Civil, incluindo a Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros para oferecer muito mais agilidade e precisão no atendimento aos cidadãos. A inauguração ocorreu na sede do Ciosp, na avenida São Paulo, num ato que marca o início de um novo capítulo na história da prestação dos serviços de segurança pública em Sergipe, agregando modernidade, eficiência e ação integrada dos organismos de segurança estatais.

Com mais essa inovação, Sergipe se consolida definitivamente como o estado do Nordeste com o maior investimento em segurança pública per capita, oferecendo condições técnicas de proporcionar um serviço de cada vez mais precisão e qualidade.

Segundo o governador, a inauguração é um ato marcante que insere definitivamente a segurança pública sergipana no século 21. “Este é um investimento histórico. São R$ 10 milhões investidos em tecnologia, equipamentos, qualificação e capacitação de profissionais de diversas instituições de segurança que compartilham o mesmo espaço. Eles usam racionalmente a tecnologia para dar resolução às chamadas da sociedade. Aqui, reproduzimos, guardadas as proporções, a situação que vivenciamos durante os Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, quando acompanhamos toda a logística de segurança empregada”, relatou Déda, referindo-se à visita que fez, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, à central de monitoramento empregada no evento.

Banco de dados

A partir de um convênio de transferência de tecnologia com a empresa de telefonia Oi, a central é capaz de localizar em seu banco de dados uma ligação de qualquer local do estado, avaliar o tipo de atendimento solicitado e disponibilizar uma das 100 viaturas monitoradas por GPS, das quais 50 da PM e 50 da Polícia Civil, para atender a ocorrência. Da mesma forma, a central também aciona o Corpo de Bombeiros e até a Polícia Técnica, a depender da natureza da ocorrência. “Isso significa que a população não precisa mais ter em mente os vários números para serviços de emergência em segurança. Ligando para o 190, a central faz a triagem e determina o melhor tipo de atendimento ás características da ocorrência de forma integrada”, complementou o governador.

Referência

O ministro Tarso Genro definiu as inaugurações do Ciosp e do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, também entregue à população nesta quinta-feira, 2, como eventos marcantes de um novo paradigma de segurança pública no país. “Esta é a demonstração de um modelo de polícia baseado na inteligência e eficiência para combater a criminalidade”, afirmou o ministro, ao destacar que também já determinou aos organismos de segurança federal como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que se integrem plenamente ao trabalho realizado em estados como Sergipe.

Logo em seguida, o ministro e o governador realizaram a entrega simbólica de 100 pistolas taser (armas elétricas não-letais), das quais 30 para a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) e 70 para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), sendo 45 para a PM e 25 para a Polícia Civil. Utilizadas em ações específicas, as pistolas taser disparam dardos que transmitem ondas elétricas que paralisam os músculos do oponente, permitindo ao policial agir sem causar danos à saúde, além de preservar a segurança dos demais cidadãos.

“Este equipamento também se soma à estratégia de atuação de uma polícia que age com firmeza para coibir a ação delitiva, mas que procura preservar a vida do cidadão que está em desvio de conduta legal e, ao mesmo tempo, realizar a prova para um processo criminal”, evidenciou Tarso Genro. “Gostaria de parabenizar o governador Marcelo Déda, a sua equipe de secretários, e os dirigentes da Polícia Militar e da Polícia Civil que, mais uma vez, estão dando um exemplo para todo o país”, concluiu o ministro.

Reconhecimento

Já o governador Marcelo Déda fez questão de reconhecer a evolução e o empenho do Governo Federal em dinamizar a gestão de recursos e do investimento em capacitação. “Não há dúvida do progresso significativo que as polícias do Brasil tem experimentado na qualificação dos seus recursos humanos. Os métodos investigativos estão evoluindo e o adensamento tecnológico é hoje um diferencial fundamental. Tudo isso graças ao empenho na concessão de recursos e à vontade política de evoluir na consolidação da cidadania”, lembrou o governador.

Déda também fez questão de evidenciar, diante do ministro, o trabalho eficaz da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), da Polícia Civil de Sergipe, que tem alcançado resultados notáveis no combate ao crime organizado que busca inserção no Estado. “Nós temos em Sergipe um dos melhores serviços de inteligência do Brasil, o que é comprovado pelas estatísticas e que também configura um elemento indispensável na luta contra o crime organizado”, destacou. “Acreditamos na superação dos desafios, pois precisamos de paz para construir uma sociedade mais justa e humana, com prosperidade e igualdade de condições para todos. Hoje, estamos cumprindo integralmente mais uma meta do nosso plano de segurança pública mostrado à sociedade sergipana”, definiu Déda.

Monitoramento

Logo após a solenidade, o governador e o ministro percorreram as instalações do Ciosp e visitaram a central de atendimento e o centro de monitoramento, que recebe as imagens das oito câmeras já instaladas de um total de 16 que funcionarão para o monitoramento do Centro da capital. A meta seguinte é implantar o sistema de câmeras no bairro Siqueira Campos, que concentra grande atividade comercial, na avenida Francisco Porto, que concentra diversas agências bancárias, e na orla da Atalaia, um dos locais mais visitados da cidade.

"O centro comercial estará sendo monitorado 24h pelos profissionais da segurança pública. As câmeras servirão como os olhos da polícia, identificando os suspeitos de crime com maior rapidez e direcionando o efetivo para o local mais exato possível. Trata-se de um projeto moderno e atualizado, que possibilita oferecer às forças policiais o uso de tecnologia de ponta”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto.

A tenente-coronel Dielle Viana, coordenadora do Ciosp, explicou todo o funcionamento do sistema, desde a recepção da ligação até o deslocamento da viatura equipada com GPS, oferecendo dados que passam a subsidiar a formação de uma estatística atualizada sobre as ocorrências policias e suas áreas de maior incidência. Segundo a coordenadora, uma média de sete mil chamadas são recebidas por dia. A partir de agora, as ligações serão devidamente identificadas, o que possibilitará a identificação de autores de possíveis trotes.

Nesta perspectiva, o governador pediu à população que não faça e não permita que se façam trotes para os serviços de emergência. “Isto atrapalha tanto a serviços como o Samu 192 Sergipe, quanto aos serviços de atendimento policial 190. Além de ocupar o sistema, isto pode proporcionar o deslocamento de uma viatura para um local, enquanto alguém está efetivamente precisando do serviço em outro. Peço a colaboração da população para que nos ajude a tornar esse serviço cada vez mais eficiente, acabando com essa prática nociva aos direitos do cidadão”, enfatizou o governador.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Emanoel Nascimento, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, a procuradora Geral de Justiça, Cristina Mendonça, o secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, o diretor de Operações da Oi, Dylcio Porto, os secretários de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, da Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo, da Comunicação, Eloísa Galdino, da Casa Civil, Oliveira Júnior, o controlador Geral do Estado, Adinelson Alves, o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, o comandante da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre, do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos, além de delegados e oficiais das polícias sergipanas.
Fonte: ASCOM/SSP

Nenhum comentário: