quarta-feira, 26 de setembro de 2012

POLÍCIA MILITAR APRESENTA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL DAS ELEIÇÕES 2012.

Foto:  Reinaldo Gasparoni/SSP

A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), apresentou na manhã desta quarta-feira, 26, o Planejamento Operacional das Eleições 2012. O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com a presença de oficiais da Corporação e da imprensa.

O encontro foi aberto pelo comandante geral da PMSE, coronel Maurício da Cunha Iunes, que fez uma explanação breve sobre o emprego da Polícia Militar no pleito eleitoral. Em seguida, a palavra foi repassada ao capitão Melo, chefe de planejamento do CPMC, que expôs as minúcias do Planejamento que foi traçado pela PM.

De acordo com o CPMC, a polícia empregará 2.886 homens e mulheres em 33 zonas eleitorais de Sergipe, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) ficará responsável por três zonas, mais precisamente, as que abrangem os municípios de Aquidabã (3ª zona), Gararu (8ª zona) e Nossa Senhora da Glória (17ª zona). Do total, a PM distribui 728 policiais em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda e Salgado.

Segundo o que foi explanado, até o dia 4 de outubro a Corporação acompanha as demandas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as solicitações dos candidatos para policiamento em passeatas e movimentações do gênero. A partir de 5 de outubro, a PM envia viaturas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI) e Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) para reforçar o policiamento no interior sergipano.

Ainda com base no planejamento do CPMC, a partir das 12h do sábado, 6, véspera das eleições, os 75 municípios de Sergipe receberão o reforço direcionado à segurança do pleito. Assim, a PM estará nos pontos de votação; reforçando o policiamento no entorno dos 1.049 locais de votação do Estado; acompanhando os juízes e nos pontos de apuração.

Durante o evento, também foi informado que no domingo das eleições funcionará um call center nas dependências do QCG, que receberá denúncias, solicitações de policiais e repassará orientações sobre o Código Eleitoral aos PMs que porventura tenham dúvidas. No decorrer da reunião, oficiais receberam uma cartilha com instruções sobre a legislação voltada ao período eleitoral.

Unidades especializadas

No dia da eleição, a polícia reforça o policiamento com o emprego de unidades especializadas. Então, na área do CPMC, atuarão militares da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM) e BPChq. No interior, cerca de 85 policiais do Choque trabalharão. A PMSE também manterá equipes do Comando de Operações Especiais do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de prontidão.

Logística

Para o transporte da tropa, a PM disponibiliza seis vans, seis micro-ônibus e 50 ônibus. De acordo com o CPMC, o efetivo começa a embarcar às 5h30 do sábado, 6, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro América. O capitão Melo informou também que já foram locadas viaturas para reforçar o policiamento no interior sergipano. A PM também adquiriu 1.821 colchões, que serão utilizados pelos policiais que pernoitarão nos locais onde as urnas serão instaladas.

GRAE e tickets

O comando da PMSE garantiu que a Gratificação por Atuação em Eventos (GRAE) será paga aos policiais empregados nas eleições 2012, bem como dois tickets refeição, no valor de R$ 45 cada, por militar.

Cessão de armas aos bombeiros

Segundo o comandante geral, a Polícia Militar já cedeu cerca de 200 armas ao Corpo de Bombeiros Militar, armamentos que serão utilizados durante o pleito.

Nenhum comentário: