sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ministério da Justiça abre inscrições para curso de pós-graduação em Polícia Comunitária

O Ministério da Justiça em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), está com inscrições abertas para a pós-graduação a distância em Polícia Comunitária. O prazo para inscrições vai até o dia 2 de setembro de 2008.

Os interessados podem fazer o registro no endereço eletrônico da Unisul. São 450 vagas oferecidas em todo o país, todas custeadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Podem se inscrever profissionais das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e agentes penitenciários de qualquer região do país que tenham concluído o Ensino Superior, em qualquer área.

Após a formação, o profissional estará preparado para o gerenciamento da segurança e de crises, levando em consideração as peculiaridades de cada comunidade e as causas da violência. Como o curso será a distância (405 horas/aula), os alunos terão flexibilidade para escolher os locais e os horários para estudar. A Senasp disponibiliza tutores, que vão orientar os polícias no cumprimento das tarefas acadêmicas.

Quem não tiver computador em casa, pode acessar as aulas e lições por meio dos telecentros mantidos pela Secretaria em diversos pontos do país. Em Sergipe, o Telecentro funciona na Academia de Polícia Civil (Acadepol), na avenida Tancredo Neves. O telefone é o 3259-0505. A seleção será no dia 13 de setembro, por meio de uma prova. Mais informações sobre o curso no endereço http://www.virtual.unisul.br/ .

Capacitação - A capacitação e qualificação dos policiais do Brasil é uma das diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça há um ano. Nos cursos de educação a distância da Rede nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) já estudam 260 mil alunos.

Outros 2.500 profissionais da área participam de cursos presenciais em 81 instituições credenciadas pelo MJ. A formação é inovadora, focada na inteligência policial.

Nenhum comentário: