terça-feira, 26 de agosto de 2008

Passaremos também agora a mostrar para a tropa, algumas submetralhadoras utilizadas pelo mundo, começando pela FN P90 de fabricação belga

Submetralhadora FN P90, fabricada na Bélgica


A FN P90 uma submetralhadora desenvolvida e fabricada pela Fabrique Nationale de Herstal (FN Herstal). Esta arma tem uma aparência peculiar devido a configuração bullpup e um carregador com capacidade para 50 balas que é colocado na parte de cima da arma. Os pontos a favor da arma são o seu carregador com capacidade maior que o usual de 30 ou 32 munições, o alto ritmo de fogo, o formato ergonómico, o facto do cano estar alinhado com a coronha (fazendo reduzir o salto da arma), entre outros. Certamente o mais importante dos seus atributos é o seu calibre único como se verá adiante.
Em meados dos anos 90, a OTAN concluiu que os coletes dos seus inimigos resistiam às carabinas utilizadas na época. Então, foi criada a concorrência para a fabricação de uma arma que pudesse penetrar nessas proteções. Então, em 1995, a belga FN Herstal criou a submetralhadora P90, sendo que ela e a pistola FN Five seveN seriam as primeiras armas a usarem os novos projéteis FN 5.7x28mm. A P90 foi testada contra coletes de Kevlar e CRISAT, obtendo grande êxito, e hoje equipa várias organizações militares, paramilitares e antiterroristas.
Os cartuchos FN 5.7x28mm são cartuchos de pistola que têm formato fuziforme.

Tipo: Submetralhadora
País: Bélgica
Período de produção: 1980 e anos seguintes
Tempo em serviço: desde 1994
Calibre: 5.7 x 28 mm
Cadência de tiro: 900 tpm
Velocidade de saída do projétil: 716 m/s
Alcance eficaz: 200 m
Peso: 2.54 kg (vazia)
Comprimento total: 500 mm
Comprimento do cano: 263 mm
Alimentação: carregador de 50 munições

Nenhum comentário: