segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PARCERIA ENTRE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE, ATRAVÉS DO BATALHÃO DE CHOQUE E PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE N.S. DA GLÓRIA PREVINE ABUSOS ELEITORAIS

Dr. Alex Maia Oliveira ao lado do Major Carlos Rolemberg Comandante do BPChq

O Promotor de Justiça da Comarca de Nossa Senhora da Glória, Dr. Alex Maia Oliveira, destaca a parceria existente entre a Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Batalhão de Choque, com a Promotoria de Justiça daquela Comarca, dando o seguinte testemunho acerca das atuações do Choque na Cidade de Feira Nova:

"A Promotoria de Glória, mais especificamente o Distrito de Feira Nova, em parceria com a PMSE, através dos milicianos do Batalhão de Choque, inovou nos atos de fiscalização e repressão aos atos de abuso praticados no período eleitoral, seja na propaganda, no uso da máquina pública, político ou na seara econômica.

Num ato de cooperação institucional, tão salutar para o combate a galopante criminalidade e resgate da almejada paz pública, suscitado pelo Bel. Dr. Márlio Damasceno que presta assessoria jurídica à Corporação, contando com a anuência do Comandante Geral, Cel. José Péricles Menezes de Oliveira e atuação solícita e firme do Major Carlos Rolemberg, o Batalhão de Choque tem realizado diligências na cidade de Feira Nova, de acordo com cronograma que se estenderá até o dia da eleição.

Presentes nos dias de comício e carreata (dias 21 e 30 de agosto), onde há acirramento dos ânimos, que tradicionalmente resvala para a prática de delitos contra a vida, policiais do Choque eem conjunto com a CPTran fizeram uma varredura na cidade, para além de buscar apreensão de meliantes, produtos de crime, armas e entorpecentes, igualmente foi direcionada a conter abusos na realização dos atos de campanha eleitoral.

Naquelas ocasiões foram apreendidos 6 (seis) veículos, além de carros de som e mini-trios que não estavam se adequando às normas eleitorais. Outrossim, na Blitz houve apreensão e recolhimento de material de campanha de confecção vedada.

Além de tais atividades de rotina, foram acrescidas a realização de buscas no interior das residências de candidatos e cabos eleitorais da cidade a fim de encontrar materiais de campanha vedado (camisas, brindes, utensílios, bonés), além de indícios de prática de compra de votos.

Outro aspecto que se revelou de grande vulto foi o policiamento ostensivo durante os grandes eventos de campanha, pois sem a presença da Choque ocorreria, como já sucedeu no passado, atos de violência entre agremiações adversárias, cumprindo registrar que este ano já foram praticado um homicídio e lesões graves (facadas) durante passeata de candidatos, porém nas ocasiões em que os homens do BPChq, comandados pelo Major Carlos Rolemberg se fizerem presentes reinou a ordem, sendo inquestionável que sem a intervenção daqueles outros incidentes graves teriam acontecido.

Vale frisar que durantes as incursões do Batalhão de Choque, as mesmas sempre foram acompanhadas do Promotor de Justiça, o qual afiançou a capacitação da tropa em lidar com a população, tendo sido observado que os procedimentos de abordagem e execução do poder de polícia foram pautados pela legalidade e respeito às garantias individuais do cidadão, comportamento este a demonstrar a devida preparação dos integrantes da Choque em agir conforme os ditames do Estado Democrático de Direito, isto tudo sem prejuízo da firmeza e segurança das ações.

Finalmente cumpre afirmar o impacto destas incursões e ações futuras em Feira Nova, especialmente para realçar a boa imagem da PMSE e do Batalhão de Choque, porquanto aquele Município sempre foi carente de uma presença efetiva do Estado, tanto que só recentemente passou a ter Delegacia e Fórum, valendo tal cooperação com o Ministério Público como um indicativo de que onde o poder público atua as mazelas da sociedade recuam."

Nenhum comentário: