sexta-feira, 24 de outubro de 2008

GOVERNO DE SERGIPE ADQUIRE LOTE COM 900 PISTOLAS PARA A POLÍCIA MILITAR.





O setor de armamento da Polícia Militar vem recebendo, desde janeiro de 2007, sucessivos investimentos do Governo do Estado em pistolas, fuzis, carabinas, munições, algemas e coletes à prova de balas. Nesta sexta-feira, dia 24, o secretário da segurança, Kércio Silva Pinto, entregou à Polícia Militar 230 pistolas calibre 40, cinco fuzis 556 e cinco carabinas calibre 30, adquiridos por cerca de R$ R$ 500 mil com recursos próprios da Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com o secretário Kércio Pinto, as novas pistolas deverão incorporar a reserva de armamento da Polícia Militar em duas etapas. O segundo lote, que deverá ser entregue até o final de novembro, será composto de 670 pistolas, totalizando 900 armas compradas pela SSP em 2008, exclusivamente, para a Polícia Militar. Além disso, Kércio lembrou que, em outro momento, autorizou a transferência de 185 pistolas da carga do Departamento de Fiscalização, Armas e Explosivos (Defae), órgão da SSP, para a Polícia Militar.

O secretário enfatizou que o remanejamento de outros recursos da SSP para investir em armamento na Polícia Militar se fez necessário, tendo em vista, que o objetivo é deixar, em médio prazo, todo policial militar com uma arma acautelada. Na oportunidade, Kércio defendeu o papel de gerenciador de todo o sistema de segurança pública do Estado e que tem trabalhado a fim de fortalecer as unidades da Segurança Pública em Sergipe. Revelando os números investidos na Polícia Militar, Kércio mostrou que em dois anos cerca de duas mil pistolas foram compradas para a PM e que até dezembro de 2010 esse número deverá atingir 4 mil armas.

A iniciativa de fortalecer a Polícia Militar também compreende a compra de um caminhão baú e 35 motocicletas, ambas com previsão de entrega até o fim de 2008, além da compra de embarcações para os batalhões de Estância, Propriá e Canindé do São Francisco. Outro investimento em andamento refere-se ao parque tecnológico de informática da Polícia Militar, que tem o objetivo de informatizar toda a corporação. O projeto está sendo coordenado pela diretora de tecnologia da SSP, tenente coronel Alessandra Dielle.

O comandante geral, coronel Alberto Magno Silvestre, reforçou a tese do secretário e disse que a meta de sua administração é deixar todo policial com uma arma de fogo e um colete anti-balístico à sua disposição. Magno lembrou que o novo armamento entregue nesta sexta-feira será destinado, em sua maioria, para as unidades da PM no interior do Estado a fim de reforçar as atividades preventivas e com isso oferecer um maior poder de resposta à criminalidade. "Temos que garantir a segurança dos nossos policiais em combate, oferecendo condições para que ele possa se proteger e proporcionar mais segurança para a população".

Combate ao crime - No tocante a roubos de ônibus coletivos na grande Aracaju, o secretário Kércio Pinto informou que houve uma diminuição neste tipo de ocorrência nos últimos dois meses. Kércio assumiu a responsabilidade da segurança pública no combate aos roubos nos transportes coletivos, mas cobrou dos empresários do setor de transportes uma efetiva participação na luta para diminuir esses índices delituosos. "O cadastro de imagens dos infratores, captadas durante os assaltos pelas micro-câmeras instaladas nos ônibus, é de extrema importância, porém nós não estamos recebendo estas imagens", declarou Kércio.
"A título de comparação, no Estado vizinho de Alagoas, que tem dimensões pouco maiores que nosso Estado, a Polícia Civil contabilizou até setembro de 2008 mais de 1.500 homicídios. Só em setembro na cidade de Maceió foram registrados 72 assassinatos. Em Sergipe, contabilizamos 377 homicídios e com índice de resolução de crimes muito acima da média nacional", explicou Kércio.

O coronel Magno Silvestre informou que a Polícia Militar está desenvolvendo um trabalho conjunto com a Polícia Civil e que estratégias estão sendo traçadas para diminuir, sistematicamente, o número de roubos a ônibus na região metropolitana de Aracaju.

Nenhum comentário: