terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Polícia Militar empregará 500 policiais no Reveillon 2008/09 da capital, contando inclusive com policiais do Batalhão de Choque.

A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), divulgou nesta segunda-feira, 29, o plano de operações para garantir o policiamento preventivo e ostensivo durante os festejos do Reveillon 2008/09 de Aracaju. O intuito é assegurar a tranqüilidade dos cerca de 300 mil sergipanos e turistas que vão comemorar a chegada de 2009 na orla da praia de Atalaia, palco da maior festividade de réveillon da capital.

O planejamento em questão visa realizar o policiamento ostensivo interno e externo à arena da festa, no período das 20h até o término das apresentações artísticas previstas para a grande noite. Para tanto, serão empregados militares de várias unidades e subunidades da Polícia Militar. Os policiais estarão empenhados em preservar a segurança dos cidadãos e de seu patrimônio, desde o deslocamento de suas residências e acesso à orla de Atalaia, até o término das atrações, a fim de inibir e coibir possíveis delitos, especialmente prática de roubos e furtos.

Sob a coordenação da Companhia de Polícia de Turismo (CPTur), o policiamento periférico será garantido pelo emprego de cinco viaturas da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), oito motocicletas da referida companhia, cinco viaturas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), cinco da própria CPTur, além das equipes da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), que atuarão no isolamento da avenida Santos Dumont e das vias que dão acesso ao evento. Para fiscalizar o uso da direção por condutores alcoolizados e prevenir acidentes de trânsito, as companhias do Batalhão de Polícia de Trânsito farão uso de decibelímetros (bafômteros), sendo seis deles doados à Polícia Militar pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), numa solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira, 29.

Já o policiamento do evento contará com o emprego de militares lotados no Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), Companhia de Comandos e Serviços (CCSv), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Companhia de Segurança Escolar (CSE), 1º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Comunitária, que atuam diariamente no policiamento preventivo dos bairros situados na Grande Aracaju. Tal efetivo desenvolverá a modalidade de policiamento a pé, com o apoio de 16 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) no policiamento montado e de 20 bicicletas da CPTur na modalidade de ciclopatrulhamento, que cobrirão toda a extensão da orla de Atalaia. Para facilitar a identificação de possíveis delitos, a PM instalará 23 pontos elevados da em toda a extensão da praia, permitindo uma visão panorâmica da área do evento.

Dicas de segurança

O comandante do CPMC, coronel Aelson Resende Rocha, orienta aos que vão se dirigir à orla de Atalaia no Reveillon que dêem preferência aos serviços de transportes públicos ou táxi, já que em geral os estacionamentos ficam bem distantes do local destinado às apresentações. “É importante também que os que vão de meios próprios possam oferecer carona aos amigos, diminuindo assim o fluxo de veículos nas imediações da orla”, diz.

O coronel Resende alerta ainda para que as pessoas se desloquem apenas com os documentos essenciais, evitando levar cartões de crédito e jóias. “Recomendamos que as pessoas andem acompanhadas e por vias bem iluminadas, evitem a aproximação do local destinado à queima de fogos e procurem sempre manter próximos aos filhos pequenos”. Aos que costumam montar tendas na areia, o militar pede para que abram mão do botijão de gás, a fim de evitar acidentes.

Logística – Os 500 militares de serviço na operação Reveillon 2008/09 receberão dois lanches ao longo da noite, compostos de sanduíche natural, hamburger, frutas, refrigerantes e barras de cerceais. Para garantir o conforto dos funcionários dos órgãos e instituições atuantes na festa, a prefeitura de Aracaju disponibilizará uma estrutura de apoio à alimentação, equipada com mesas e cadeiras para melhor atender o efetivo. Ao final do evento, cada militar será contemplado com uma cesta natalina, oferecida pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Alberto Magno Silvestre dos Santos, como resultado da política de valorização profissional desenvolvida em sua gestão.

Nenhum comentário: