sábado, 30 de maio de 2009

BATALHÃO DE CHOQUE PARTICIPA DO SEMINÁRIO CIDADANIA É LEGAL REALIZADO NA CIDADE DE CARIRA. O EVENTO CONTOU COM MAIS DE 1.000 CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Conhecer o real significado da palavra cidadania. Com este objetivo cerca de mil alunos da rede pública de ensino do município de Carira participaram do Seminário Cidadania é Legal na manhã desta sexta-feira, dia 29. O evento é uma iniciativa do Poder Judiciário, através do juiz da Comarca Edinaldo Cesar Santos Júnior, em parceria com a Prefeitura de Carira.

O Ginásio de Esportes Albano do Prado Franco ficou lotado pelos estudantes e seus familiares. Durante todo o dia, os estudantes assistiram palestras sobre cidadania, malefício das drogas, sexualidade na adolescência, além de participarem de gincana cultural e visita ao Fórum da Comarca. A apresentação dos cães do Batalhão de Choque da Polícia Militar e dos armamentos utilizados pela corporação também marcaram o seminário.

A primeira palestra foi proferida pelo juiz da comarca, Edinaldo Cesar Santos Júnior, que tratou sobre o conceito de cidadania. Ele ainda apresentou em uma gincana cultural os direitos e deveres das crianças e adolescentes previstos na Constituição Brasileira. Ao final da sua palestra, o magistrado fez a distribuição de brindes, entre eles a revista do Brasilzinho, uma publicação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Para o Juiz Edinaldo César, o projeto objetiva proporcionar às crianças e adolescentes de Carira o significado da cidadania, despertar o senso crítico do estudante e desmistificar a atuação do Poder Judiciário. “Defendo a tese que o princípio da inércia só pode alcançar o juiz no processo, pois na vida o magistrado deve ser proativo e realizar movimentos que proporcionem a prevenção dos conflitos”, defendeu.

A segunda palestra foi proferida pelo comandante do Batalhão de Choque, major Carlos Rollemberg, que abordou o tema drogas. O militar apresentou aos estudantes os efeitos prejudiciais à saúde causados pelas drogas. Ele mostrou ainda um vídeo com imagens dos entorpecentes como maconha, crack, cocaína, entre outros. “Costumo, nas minhas palestras, incluir o tabaco e o álcool como as drogas, já que as crianças, por terem contatos através dos familiares, não as consideram prejudiciais”, disse.

O sexo na adolescência foi o tema apresentado pelo o médico Fernando José Guedes Fontes, que representou o Ministério do Trabalho e do Emprego em Sergipe. A palestra final tratou do racismo e foi proferida pelo Promotor de Justiça Luiz Fausto Dias Valois.

A solenidade contou com a presença da Prefeita Gilma Araújo Chagas e do Juiz da Corregedoria Geral de Justiça Marcel Costa Brito. A Defensoria Pública esteve presente através do Defensor Anderson Clei. Vereadores, Ten. Cel. Enilson Aragão, Cap. Valcyr e outras autoridades policiais de cidades circunvizinhas também marcaram presença.

O Dr. Edinaldo César fez questão de agrader também ao Comandante Geral da PM/SE, Cel. Carlos Pedroso por ter proporcionado que o Batalhão de Choque através do seu Comandante Maj. Carlos Rolemberg, ministrasse palestra sobre os malefícios das drogas, bem como, a apresentação do Canil da Unidade, que atraíram a atenção e foram merecedores do elogio de todos os presentes, destacando a importância de uma Polícia Militar cada vez mais integrada com a sociedade e o Judiciário, em prol de um país melhor.

Composição da mesa do evento


Dr. Edinaldo Cesar Santos Junior, Juiz de Direito da Comarca de Carira fazendo a abertura do evento e a palestra de abertura


Dr. Adson Alberto, Promotor de Justiça da Comarca de Carira fazendo uso da palavra




Mais de 1.000 crianças estiveram presentes ao seminário


Maj. Carlos Rolemberg, proferiu palestra sobre os malefícios das drogas


Dr. Emerson, Promotor de Justiça também fez uso da palavra


Dr. Luiz Fausto Dias Valois, proferiu também sua palestra sobre racismo


Ten. Cel. Enilson Aragão, ao lado do Promotor Dr. Luiz Fausto e do Juiz Corregedor Dr. Marcel


Drª. Jocelaine Ramires e outras magistradas, abrilhantando o seminário com suas presenças e participações. Se fez presente também o Cap. Valcyr


O Canil do BPChoque fez apresentação com cães da Unidade para a plateia que assistiu a tudo atentamente. Todos elogiaram a apresentação


Maj. Carlos Rolemberg prestando entrevista aos órgãos de imprensa que cobriram o evento


Alunos encenaram uma peça para os presentes


Armamentos utilizados pelo Choque foram expostos e também atraiu a atenção de todos


Plateia atenta às explicações sobre cada armamento do BPChoque


Maj. Carlos Rolemberg explicando de que forma é utilizado cada equipamento


Crianças fizeram questão de tirar fotos com os policiais do Choque

Nenhum comentário: