terça-feira, 23 de novembro de 2010

POLÍCIA MILITAR MANTÉM A ORDEM DURANTE MANIFESTAÇÃO DE MOTOTAXISTAS NO CENTRO DE ARACAJU. BATALHÃO DE CHOQUE FOI EMPREGADO PARA CONTER O TUMULTO.



Na manhã desta segunda-feira, 22, a Polícia Militar de Sergipe foi solicitada para conter um confronto entre mototaxistas e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju. A confusão aconteceu nas ruas do centro da cidade, quando os mototaxistas, insatisfeitos pela ausência de lei que regulamente a profissão, bloquearam a via pública, contrariando as orientações dos agentes municipais de trânsito e provocando congestionamento no local.

De acordo com o capitão Gilmar, comandante do Grupamento Tático de Motos (Getam), algumas ruas do centro foram interditadas pelos mototaxistas, que tiveram suas motocicletas apreendidas por agentes da SMTT e reagiram, tentando furar os pneus do guincho. “Fomos solicitados pela SMTT porque os motoboys estavam confrontando os agentes. Assim, foi necessária a ação de um efetivo maior”, explicou o oficial.

A ação teve a participação de cerca de 50 policiais militares de várias unidades e subunidades da Polícia Militar, dentre elas a 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Getam e Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). “Foram mais de 15 motocicletas recolhidas e encaminhadas ao pátio da SMTT e uma pessoa que tentou resistir acabou sendo presa e conduzida até a 2° Delegacia Metropolitana”, relatou capitão Gilmar.

Para conter os manifestantes e manter a ordem no local, foi necessária a utilização de bombas de efeitos moral, procedimento utilizado pela tropa de Choque nos casos de controle de distúrbios civis, em ocorrências onde há formação de tumultos. A manifestação, que teve início por volta das 9h30, foi concluída aproximadamente às 13h, sem registro de vítimas com lesões.

Nenhum comentário: