quinta-feira, 29 de março de 2012

A TROPA DE CHOQUE E O GRUPAMENTO AÉREO FORAM USADOS NA BUSCA DE FUGITIVOS DA USIP.

Uma nova tentativa de rebelião aconteceu ontem, por volta das 12h, na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho (zona oeste da capital). Segundo a Fundação Renascer, a confusão começou quando os internos das alas 1 e 2 começaram um quebra-quebra nas alas e conseguiram abrir um buraco. Em seguida, um grupo escalou um muro de cinco metros e, pelo telhado, fugiu para um matagal nos fundos da unidade. Inicialmente, chegou-se a dizer que oito adolescentes teriam escapados, mas após a contagem dos internos, foram confirmadas apenas quatro fugas.

Os agentes socioeducativos da Usip tentaram conter a rebelião dos internos e houve confronto. Conforme o sindicato da categoria, quatro educadores foram atingidos por pedradas, sendo dois nos braços, um nos pés e outro na cabeça. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq) foi chamado e, rapidamente, controlou a rebelião. Durante a contagem, foram encontradas pedras e barras de ferro usadas pelos adolescentes na rebelião. Em seguida, os policiais fizeram buscas na região para tentar recapturar os fugitivos, sem sucesso.

De acordo com os agentes da Usip, a confusão ocorreu por conta da superlotação da unidade, cujo número de internos está acima da capacidade. A Fundação Renascer admitiu que, antes da fuga, havia 79 adolescentes internados no local, quando sua capacidade é de 46 internos. Esta foi a terceira fuga de adolescentes da Usip em 2012. No último dia 2, seis deles conseguiram fugir depois de serrar as grades de uma ala. Foi a mesma tática usada na primeira fuga do ano, em 12 de janeiro, quando outros sete internos escaparam.

Fonte: Jornal do Dia

Nenhum comentário: