sexta-feira, 12 de abril de 2013

CHOQUE E GTA FLAGRAM ASSALTANTES DE BANCO EM ARACAJU.


Uma denúncia ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) levou no início da tarde desta quinta-feira, 11, policiais do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar a um condomínio no bairro Ponto Novo, onde seis integrantes de uma quadrilha estavam escondidos logo após praticar um assalto ao banco Itaú, da avenida Augusto Franco, antiga Rio de Janeiro, em Aracaju. Foi a segunda quadrilha de assalto a banco desarticulada em dois dias na capital sergipana.


De acordo com o comandante geral da PM, coronel Maurício Iunes, a quadrilha planejou cada passo da ação, chegando, inclusive, a elaborar um mapa detalhando as posições dos vigilantes, dos caixas eletrônicos, a aglomeração dos clientes e onde fica os funcionários dos caixas. “O plano foi encontrado em uma folha de papel no momento da prisão dos acusados”, explicou Iunes.

Foram presos Alexandre Santos Góis, 27 anos, Alex de Melo Santana, 26, Rivandro Rodrigues Guimarães, 24, Júlio César da Silva Filho, 26, Weslaines dos Santos Rodrigues, 29, além de um adolescente de 17 anos de idade, que já foi recolhido ao Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Segundo as investigações da Polícia Civil,  os cabeças da quadrilha são Alexandre e Rivandro, sendo este último o motorista da ação.
“Eles arquitetaram todo o plano e cabia a Rivandro arrumar o veículo e um local para esconder a quadrilha após o assalto. O condomínio foi escolhido porque ali mora a prima do Rivandro com o seu companheiro, que já tinha sido alertado para receber a quadrilha”, explicou o diretor do Cope, delegado Flávio Albuquerque. 

O comandante geral enfatizou que assim que recebeu a denúncia, o GTA foi acionado e do alto observou os dois carros envolvidos no crime estacionados dentro do condomínio, um veículo Corsa, de cor verde, placa HZS-4782 e um veículo Gol, de cor branca, HZN-5508. “O GTA fez a contenção até que o Choque chegasse, vasculhasse os apartamentos e prendesse todos os infratores”, disse.

O tenente Edvaldo Nascimento, que comandou as três guarnições responsáveis por prender a quadrilha, destacou que foi informado via ciosp que havia um assalto. “Imediatamente fomos ao local e nas proximidades fomos informados pelo GTA, que os criminosos havia fugido para um condomínio na rua Senhor dos Passos e que estavam escondidos dentro do condomínio. Entramos com todo cuidado que a situação exige para não ferir inocentes e obtivemos êxito na prisão de todos os infratores”.

Três dos presos são ex-presidiários, envolvidos em pequenos crimes. “Os criminosos estão preferindo assaltar bancos porque estas instituições financeiras estão descumprindo flagrantemente a legislação do setor. Não há portas giratórias e outros mecanismos que dificultem a entrada desses criminosos. No atual cenário, os criminosos preferem bancos a mercearias”, destacou Flávio. 

Materiais apreendidos

Com os presos a polícia apreendeu cinco revólveres calibre 38, sendo duas armas subtraídas dos vigilantes, além de um colete balístico. Também foi apreendido cheques, cartões de crédito e débito de possíveis clientes do banco, telefones celulares. “Os criminosos roubaram R$ 6.354,00 da agência e nós conseguimos recuperar exatamente o mesmo valor que subtraído, o que só reforça a honestidade do policial sergipano, atestado, inclusive, em uma pesquisa internacional”, explicou Iunes.

Estatística 

O diretor do Cope lembrou que este ano já foram realizados oito assaltos contra instituições bancárias no Estado. Ele ressaltou que 80% desses crimes já foram solucionados e os criminosos presos. “Somente esta semana já prendemos 8 pessoas, sendo seis homens, um adolescente e uma mulher”, enfatizou.

Questionado sobre o aumento deste tipo de crime em Sergipe, Albuquerque lembrou que a polícia está fazendo a parte dela, mas as instituições financeiras estão desrespeitando a legislação federal que trata das seguranças nos bancos. “Temos que ressaltar que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) está investindo forte nas agências e os assaltos já reduziram consideravelmente”.


Nenhum comentário: