quinta-feira, 11 de abril de 2013

POLÍCIA PRENDE ACUSADOS DE ASSALTAR AGÊNCIAS DO BANESE E ITAÚ EM ARACAJU. BATALHÃO DE CHOQUE PARTICIPA DA OPERAÇÃO.


Dois dos quatro acusados de assaltar uma agência do banco Itaú, da avenida Hermes Fontes, e outra do Banese, do bairro Santo Antônio na última semana, em Aracaju, foram presos nesta quarta-feira, 10, durante uma operação que reuniu 50 integrantes da Polícia Militar (dentre eles militares do Batalhão de Choque) e da Polícia Civil. Durante as investigações e buscas também foram apreendidas armas, coletes, dinheiro, carros e material para preparar drogas para a venda. Ainda foram identificados os outros dois assaltantes que integram a quadrilha. Todos têm passagem em delegacias de Sergipe por assalto. 

Os dois já capturados são da mesma família. O autônomo Dalmo dos Santos Souza, 38 anos, e o seu filho, de 16 anos de idade, foram detidos no bairro Getúlio Vargas, na capital. Eles são naturais de Igreja Nova (AL), mas já residiam em Sergipe há vários anos. O garoto, que já esteve internado no Cenam, era o responsável por dirigir o carro que transportava os assaltantes, enquanto o pai, que está em liberdade condicional do presídio de São Cristóvão, dava segurança armada ao grupo em uma motocicleta.

Os outros dois responsáveis por entrar nas agências também são ex-presidiários. O autônomo Abimael da Silva Borges, 25, e o mecânico Josinaldo da Purificação Santos, 36, naturais de Fortaleza (CE) e Itabaiana (SE), respectivamente, são vistos nas imagens do sistema interno de câmeras dos bancos, utilizando capuzes, coletes anti-balísticos, e portando pistolas e metralhadora. Ambos estão foragidos, mas a PM e a PC encontraram objetos e armas em suas casas e seguem procurando os dois.

De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, a quadrilha, provavelmente, tem entre cinco e seis integrantes e não é especializada em um único tipo de crime. “Pelo material apreendido constatamos que esta quadrilha age tanto no mundo do tráfico como em assaltos a bancos. É o tráfico se unindo com assaltantes para garantir fundos para financiar a compra de entorpecentes”, destacou. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, ressaltou a participação de um adolescente de 16 anos no assaltos aos dois bancos. “O absurdo é saber que este adolescente participou dos crimes com o próprio pai. Era o menor que dirigia o veículo, enquanto Abimael e Josinaldo entravam nos bancos rendiam os clientes e tomavam o dinheiro dos caixas”, destacou. 

APREENSÕES 

As ações mais recentes do grupo são um assalto ao Itaú e ao Banese. Na agência do banco particular, três dos acusados invadiram o espaço armados na terça-feira, 9, e fugiram levando dinheiro, armas e coletes dos dois vigilantes que trabalhavam na agência. Na sexta-feira, 5, eles assaltaram um carro forte de uma empresa de segurança que atende o banco estadual, rendendo os seguranças do veículo quando abasteciam uma agência no bairro Santo Antônio.

Parte do dinheiro, cerca de R$ 7 mil, foram recuperados com Dalmo e o filho, além dos três coletes anti-balísticos e as armas. Já nas residências de Abimael e Josinaldo, foram localizados o restante do armamento e material para preparar entorpecentes para a venda: prensa para preparar os pacotes maiores de maconha e cocaína e ainda cápsulas para produzir pequenas porções de cocaína. 

Ao todo, foram apreendidas três pistolas (uma de calibre 380 e duas do calibre 40), uma metralhadora Famae de calibre 40 e um revólver calibre 357, além de dezenas de munições e carregadores. Também foram recolhidos três carros: um Volkswagen Gol, de placas OEM-2226 e cor cinza; um Fiat Uno azul, de placas OEL-8458; e um Volkswagen de cor prata e placas NMN-2214.

Nenhum comentário: