Uma nova tentativa de rebelião aconteceu ontem, por volta das 12h, na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho (zona oeste da capital). Segundo a Fundação Renascer, a confusão começou quando os internos das alas 1 e 2 começaram um quebra-quebra nas alas e conseguiram abrir um buraco. Em seguida, um grupo escalou um muro de cinco metros e, pelo telhado, fugiu para um matagal nos fundos da unidade. Inicialmente, chegou-se a dizer que oito adolescentes teriam escapados, mas após a contagem dos internos, foram confirmadas apenas quatro fugas.
Os agentes socioeducativos da Usip tentaram conter a rebelião dos internos e houve confronto. Conforme o sindicato da categoria, quatro educadores foram atingidos por pedradas, sendo dois nos braços, um nos pés e outro na cabeça. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq) foi chamado e, rapidamente, controlou a rebelião. Durante a contagem, foram encontradas pedras e barras de ferro usadas pelos adolescentes na rebelião. Em seguida, os policiais fizeram buscas na região para tentar recapturar os fugitivos, sem sucesso.
De acordo com os agentes da Usip, a confusão ocorreu por conta da superlotação da unidade, cujo número de internos está acima da capacidade. A Fundação Renascer admitiu que, antes da fuga, havia 79 adolescentes internados no local, quando sua capacidade é de 46 internos. Esta foi a terceira fuga de adolescentes da Usip em 2012. No último dia 2, seis deles conseguiram fugir depois de serrar as grades de uma ala. Foi a mesma tática usada na primeira fuga do ano, em 12 de janeiro, quando outros sete internos escaparam.
Fonte: Jornal do Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário