quarta-feira, 7 de maio de 2008

Polícia Militar através do Batalhão de Choque, forma novos técnicos em operações com cães











A Polícia Militar de Sergipe ganhou na manhã de hoje, dia 6, mais dois técnicos em operações com cães, durante a formatura do Curso de Cinotecnia 2008, no Batalhão de Choque. As instruções somaram 360 horas de disciplinas ligadas ao adestramento de cães, emprego do animal em ações de combate a criminosos e cuidados veterinários. Todo o treinamento foi realizado na sede do Canil da PM e durou cerca de dois meses. Esta é a segunda vez que a corporação realiza o curso.
O Canil integra o Batalhão de Choque e é comandado pelo capitão Jailson Santos de Araújo, um dos concludentes do curso. O outro formando é o soldado José Evandro Britto de Souza. Ambos já atuavam no serviço de policiamento com cães e agora foram submetidos à capacitação. Agora a unidade conta com 14 policiais recém especializados na atividade, pois na edição anterior do curso, realizada no segundo semestre de 2007, foram formados 12 soldados, cabos e sargentos.
Além dos dois militares, participaram da capacitação como visitantes duas profissionais, que trabalham numa clínica veterinária. Durante as aulas, os alunos contaram com três cães, que foram adestrados em nível básico durante as atividades práticas. Um deles, o dálmata Duke, foi direcionado à atividade de detecção de drogas e armas, devido ao seu perfil bastante ativo, e participou de uma demonstração durante a solenidade.
A formatura contou com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Péricles Menezes, e do comandante do Batalhão de Choque, major Carlos Rolemberg. Ambos ressaltaram a importância da qualificação profissional. "Grandes são os homens que procuram ascender através do esforço e da dedicação. A população de Sergipe demonstra a cada dia o orgulho de possuir uma tropa tão qualificada, como o Canil da PM, formado pelos valorosos soldados do Choque", comentou o coronel Péricles.
Agradecendo pelo apoio recebido pelo Choque para a realização do Curso de Cinotecnia, o major Carlos Rolemberg lembrou o ritmo que formação e aperfeiçoamento que a unidade tem imprimido. "Agradecemos em primeiro lugar a Deus, e depois à Secretaria da Segurança Pública e ao comando da PM por viabilizar mais este curso. Em um ano, qualificamos cerca de 250 policiais militares do próprio Batalhão e das diversas unidades da PM em diversos cursos e nivelamentos", destacou o oficial.
Rolemberg ainda agradeceu os alunos e de toda a tropa pela dedicação e, em especial, a profissionais civis que colaboraram com ensinamentos no curso. "Destacamos neste momento o adestrador de cães Carlos Alberto Ribeiro, aos médicos veterinários Audrey Santos Vaccari e Kelly Marques e à esteticista canina Marta Regina Almeida Santos. A colaboração de pessoas tão dedicadas como os senhores só vem a engrandecer a história deste batalhão e da Polícia Militar", acrescentou.

Nenhum comentário: