segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Apresentamos para a tropa, um fuzil recentemente criado pelos americanos: o MAGPUL MASADA/ACR, mais conhecido como MASADA

O novíssimo fuzil de assalto avançado Masada, projetado pela Magpul, dos Estados Unidos, foi projetado em apenas 4 meses, usando as melhores tecnologias já testadas em combate para conseguir chegar ao objetivo de se disponibilizar um fuzil altamente confiável, modular e com facilidade de ser produzido em massa rapidamente. Um fato interessante é que esse desenvolvimento se deu de forma independente, pela Magpul, sem nenhum apoio do governamental. Em janeiro de 2008, a empresa norte americana Bushmaster, conhecida por produzir fuzis do tipo AR-15 para uso civil, policial e militar, assinou um acordo com a Magpul para a fabricação e posterior venda deste novo fuzil, sob o nome ACR (Adaptive Combat Rifle) ou fuzil de combate adaptavel.

O fuzil Masada/ACR concorre no mercado com os novos fuzis FN SCAR, HK 416, Robson XCR e HK XM-8. O mercado de fuzis anda aquecido pois muitas nações estão começando a estudar a substituição de seus fuzis de assalto, incluindo o exercito dos Estados Unidos. Recentemente o comando de operações especiais dos Estados Unidos (USSOCOM) substituiu seus fuzis M-16A2/ A4 e carabinas M-4 A1 pelo novo fuzil belga FN SCAR, desenvolvido especialmente para a licitação que visava a substituição dos fuzis em uso pela aquela força. O Exercito norte americano, estava testando o HK XM-8 e era quase certo que este seria o novo fuzil do US Army, quando ocorreu a suspensão do programa devido a varios fatores, entre eles falhas nos testes e mudanças de requisitos para o novo fuzil.

O Fuzil Masada/ ACR foi projetado com as melhores soluções técnicas de cada fuzil em uso atualmente como por exemplo o uso material de polímero (um tipo de plástico de alto impacto), na maioria das peças do fuzil visando a redução do peso e ainda o aumento da vida útil da arma e o sistema de operação por tomada de gases e recuo curto com ferrolho rotativo com 7 ressaltos de trancamento, como no fuzil AR-18 e HK G-36. Outras soluções técnicas encontradas no Masada foram desenvolvidas pela própria Magpul, como por exemplo o sistema de troca de cano, o sistema de regulagem da tomada de gases e o interessante compartimento encontrado na telha e na empunhadura para guardar pequenos objetos. Como se trata de um fuzil novo, ainda há mudanças que estão ocorrendo no projeto original.

Atualmente o fuzil Magpul é oferecido no calibre 5,56X45 mm com carregadores em plástico modelo PMAG, produzido pela Magpul em plástico de alto impacto (polímero), com uma janela lateral onde pode-se verificar a quantidade de munição disponível de forma fácil e clara. A Bushmaster e a Magpul estão disponibilizando uma versão do Masada em calibre 7,62X39 padrão AK-47 e calibre 7,62X51 mm. No futuro próximo haverá a possibilidade de se usar a munição 6,8 mm.

O carregador PMAG usa o padrão de encaixe STANAG 4179, padronizado para as forças da OTAN garantindo a possibilidade de usa-lo em outras armas como o M-16, por exemplo. A coronha, também fabricada pela Magpul, é totalmente móvel com possibilidade de se dobra-la e de se estica-la, também. Porém o fuzil Masada permite o uso de coronhas diferentes, como as mais simples que apenas se dobram para frente.


DESCRIÇÃO

Tipo: Fuzil automático
Miras: Miras abertas padrão, e trilho picatinny para montagem de miras reflexivas e lunetas.
Peso: 3,18 kg (com carregador vazio)
Sistema de operação: Recuo curto com pistão de tomada de gases.
Calibre: 5,56 X 45 mm (223 Remington), 6,8 SPC, 7,62X39 mm e 7,62X51 mm
Comprimento Total: 90,93 cm (versão longa com coronha estendida
Comprimento do Cano: Variável de acordo com a versão entre 10,5 a 20 polegadas.
Velocidade na Boca do Cano: 990 m/seg. (5,56X45 mm com o cano de 20 polegadas)
Cadencia de tiro: 800 tiros por minuto



Temos acima 4 desenhos de possiveis configurações do fuzil Masada. Notem que o terceiro de cima para baixo tem o encaixe do carregador diferente dos demais, sendo similar ao encontrado nos fuzis da linha AK-47

Nenhum comentário: