terça-feira, 23 de setembro de 2008

Apresentamos mais uma submetralhadora utilizada ao redor do mundo: a LUSA A2 de fabricação portuguesa

Sumetralhadora LUSA A2, fabricada em Portugal

A Lusa é uma submetralhadora compacta, de calibre 9 x 19 mm, desenvolvida pelas Indústrias Nacionais de Defesa de Portugal (INDEP) em 1983. Os seus melhoramentos e modificações culminaram em 1992 ao atingir-se os 2,5 milhões de dólares em custos de desenvolvimento. A arma foi desenvolvida especialmente para membros de forças de segurança pessoal e de forças especiais. Devido aos custos de produção nunca chegou à fase de produção em massa nas INDEP.
Nas Forças Armadas Portuguesas a Lusa destinar-se-ia a substituir a submetralhadora FBP. No entanto, estas forças acabaram por adoptar outros modelos de submetralhadoras.
Em 2004, a INDEP vendeu uma licença, tal como todas as ferramentas e máquinas para o fabrico da Lusa A2, a um grupo de empresários da indústria de armas. Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph Dimicco, que fundaram uma empresa com o nome LUSA USA. Não sendo conhecidos clientes militares, a arma é vendida para o mercado civil e policial nos Estados Unidos.
A arma é considerada pelas publicações especializadas como extremamente fiável, precisa (para uma submetralhadora) e representa uma das melhores senão a melhor relação qualidade/preço para este tipo de arma no mercado norte-americano.

Tipo: submetralhadora
País: Portugal
Inventor: INDEP
Data de projeto: 1983
Calibre: 9 x 19 mm Parabelum
Cadência de tiro: 900 tpm
Velocidade de saída do projétil: 790 m/s
Alcance eficaz: 400 m
Peso: 2,8 kg
Comprimento total: 451 mm (coronha rebatida) e 584 mm (coronha esticada)
Comprimento do cano: 151 mm
Alimentação: carregador de 28 munições
Miras: alça e ponto de mira

Nenhum comentário: