quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ATUAÇÃO DO BATALHÃO DE CHOQUE DURANTE AS ELEIÇÕES DESTE ANO NA COMARCA DE N.S. DA GLÓRIA, É DESTAQUE E RECEBE ELOGIOS NO SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO.



Dr. Alex Maia, Promotor de Justiça da Comarca de N. S. da Glória, em companhia dos Policiais do Batalhão de Choque que atuaram naquela Comarca.

VEJA MATÉRIA NA ÍNTEGRA ABAIXO:


Delitos eleitorais em Glória são prevenidos por parceria entre MP, Justiça Eleitoral e PM

A Promotoria de Justiça e o Juízo Eleitoral do Município de Nossa Senhora da Glória, mais especificamente no Distrito de Feira Nova, em parceria com o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe, inovaram nas ações de fiscalização e repressão de abusos, nas últimas eleições municipais.

Segundo o Promotor Alex Maia, a cooperação institucional, tão importante para o combate à galopante criminalidade e resgate da almejada paz pública, partiu do Dr. Márlio, que presta assessoria jurídica à Corporação. Com a permissão do Comandante Geral, Coronel Magno, e com a atuação firme do Major Rollemberg, o Batalhão de Choque realizou diligências nas cidades de Feira Nova e Glória, de acordo com cronograma que teve início em agosto e se estendeu até a realização das eleições.

A presença marcante da polícia contribuiu, decisivamente, para a condução dos trabalhos de fiscalização eleitoral, cujo êxito se deu pela normalidade e tranqüilidade dos atos político-eleitorais. Foram asseguradas condições de segurança para que os eleitores comparecessem às urnas de forma serena, livres de interferências indevidas e atos capazes de afetar a liberdade no exercício do direito de votar.

O Promotor destacou, também, que, durante a parceria com o Batalhão de Choque, notou o desempenho firme, seguro e persuasivo desta unidade. “O Choque encontra-se bem preparado para lidar com o cidadão, sem descurar das suas garantias constitucionais”, afirmou o Dr. Alex.

Presentes nos dias de comício e carreata, quando há maior animosidade e, tradicionalmente, resvala para a prática de delitos contra a vida, oficiais do BPChq e viaturas da CPTran fizeram uma varredura na cidade. O objetivo da operação era a apreensão de meliantes, produtos de crime, armas e entorpecentes, além de coibir os abusos na realização dos atos de campanha eleitoral. Da mesma forma, houve um trabalho específico de combate aos crimes eleitorais, em especial a compra de votos nos dias que antecederam a eleição, com fiscalização intensa nos povoados e localidades carentes da região.

As buscas policiais foram sempre acompanhadas do Promotor de Justiça, que assegurou a capacitação da tropa para lidar com a população, tendo sido observado que os procedimentos de abordagem e execução do poder de polícia foram executadas sem prejuízo à firmeza e segurança da população.

O Promotor ressaltou os resultados positivos das ações realizadas junto à comunidade local, principalmente em Feira Nova, que sempre foi um Município carente da presença mais efetiva do Estado. Recentemente, foram entregues à sociedade daquele Município, Delegacia, sede do Poder Judiciário e do Ministério Público. Para o Promotor, tal cooperação é um indicativo de que onde o Poder Público atua, a criminalidade e os abusos de toda ordem recuam.

“A síntese desta colaboração foi, além de conferir mais segurança e tranqüilidade à população de ambas as cidades, a repressão a delitos, a promoção de ações voltadas à punição de atos ilegais de campanha e o ajuizamento de ações eleitorais de combate ao abuso do poder econômico e à captação ilícita de votos”, explicou, finalizando, o Promotor.

Divulgação: MP/SE
Essa matéria também pode ser vista no site do Ministério Público do Estado de Sergipe através do site: http://www.mp.se.gov.br/

Nenhum comentário: