quinta-feira, 28 de maio de 2009

ABERTURA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AREIA BRANCA TERÁ REFORÇO DE 139 POLICIAIS MILITARES, INCLUSIVE DO BATALHÃO DE CHOQUE.

Um dos mais tradicionais festejos juninos de Sergipe terá início neste domingo, 31, na cidade de Areia Branca, a 36 Km de Aracaju. Para garantir o sucesso da festa, a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/3º BPM), sediada no município, divulgou nesta quinta-feira, dia 28, o plano do policiamento da festa, intitulado Operação “Festejos Juninos de Areia Branca 2009”.

O plano conta com o emprego da 1ª, 2ª e 3ª Companhias do 3º Batalhão, além do reforço de policiais militares, vinculados ao Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). Como resultado, 139 policiais militares estarão garantindo a segurança de sergipanos e turistas que se deslocarem ao evento.

De acordo com o comandante da 1ª Cia/3ª BPM, capitão Márcio Roberto Passos de Lima, o plano tem como objetivo adotar medidas preventivas de vigilância, fiscalização e segurança. “O intuito é propiciar a realização dos Festejos Juninos 2009 no município de Areia Branca, dentro de um princípio de normalidade, visando à proteção da integridade física de todos os envolvidos no evento, bem como a incolumidade do patrimônio público e para garantir a ordem e a segurança pública durante a realização do São João da cidade”, ressaltou capitão Márcio.

O policiamento ostensivo preventivo será conduzido por 139 policiais no interior e na área periférica do forródromo de Areia Branca, onde acontecem as apresentações artísticas. Os militares estarão atentos para inibir crimes como assaltos, roubos, furtos e tráfico de drogas, evitar tumulto nas vias de trânsito e no local da festa, coibir a entrada de pessoas portando garrafas de vidro, armas de fogo ou armas brancas, além de auxiliarem os profissionais diversos que estiverem atuando no evento.

Durante os festejos, a CPTran atuará sistematicamente na fiscalização, orientação e controle do trânsito, com objetivo de proporcionar segurança e fluidez nas vias de acesso ao evento e assegurar o cumprimento das regras e normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e legislação pertinente. Já a tropa de Choque atuará como força de reserva, com o objetivo principal de dispersar a multidão no caso de distúrbios civis.

Os conjuntos do EPMon atuarão no policiamento periférico montado, realizando o patrulhamento nas adjacências do forródromo, cuidando do movimento de pessoas nas áreas de estacionamentos, paradas de ônibus e organização de filas nos portões de acesso, no caso de desordem pública. Já a CPRv efetuará fiscalização de trânsito, no âmbito da circunscrição, nas rodovias estaduais que dão acesso ao município de Areia Branca, assim como a revista veicular.

A tropa da Radiopatrulha realizará rondas ostensivas nas áreas adjacentes ao forródromo em toda a periferia da região do município, realizando abordagens e buscas a pessoas que circulam na área, veículos e edificações.

A abertura dos festejos contará com as atrações das bandas Calcinha Preta, Dragões do Forró, Banda Atrevida e Jeane e Banda.

Dicas de segurança

- Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para as despesas da noite;
- Deixe jóias e objetos de valor no lugar em que residir ou estiver hospedado;
- Leve um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada;
- Procure andar sempre em grupo. Evite trechos mal iluminados;
- Evite levar celular. Recomenda-se comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
- Se for dirigir, não beba. Evite o excesso do consumo de bebidas alcoólicas;
- Em caso de emergência, solicitar auxílio ao policial militar mais próximo.

Nenhum comentário: