quinta-feira, 7 de maio de 2009

COMANDANTE DO CHOQUE FARÁ OUTRA PALESTRA SOBRE DROGAS, NO SEMINÁRIO "CIDADANIA É LEGAL" REALIZADO PELO JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE CARIRA.

Dr. Edinaldo César Santos Júnior, Juiz de Direito da Comarca de Carira


O Dr. Edinaldo César Santos Junior, Juiz de Direito da Comarca de Carira, convidou o Comandante do Batalhão de Choque, Maj. Carlos Rolemberg, para realizar outra palestra naquela Cidade, no próximo dia 29 de maio, no ginásio de esportes local, sobre o tema das drogas, durante a realização do Seminário “CIDADANIA É LEGAL”, desenvolvido pelo citado Magistrado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Carira. O tema das drogas foi escolhido pelos alunos da rede municipal de ensino, em uma pesquisa que foi feita por escrito em todas as escolas.
O Dr. Edinaldo destacou a importância de tal seminário, relatando em que consiste o mesmo: “Este seminário foi criado com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário das crianças e adolescentes da comunidade local. Além disso, o nosso objetivo e desmistificar a cultura de que o Juiz é aquela pessoa distante, que visa prender as pessoas e explicar para a comunidade quem é o Juiz, o que é o Poder Judiciário, eles também conhecerem a figura do Ministério Público, do Promotor de Justiça, do Defensor Público e do Conselheiro Tutelar. Essa idéia nasceu no ano passado, é uma idéia que não pode ser concebida sem a participação da Secretaria de Educação do Município, então nós temos o apoio do município para a realização dela. Tal idéia consiste no seguinte: nós dividimos a atividade em duas partes, pela manhã são palestras que são ministradas; a primeira palestra sempre é sobre o tema cidadania legal, que é uma oportunidade que o Juiz tem de responder as perguntas que os adolescentes fizeram a ele e depois nós escolhemos três temas que na verdade foram objetos do pedido destes adolescentes, porque nós trabalhamos com protagonismo juvenil, é o adolescente que diz o que ele quer ouvir, então são entregues a eles fichas de inscrição, eles não são obrigados a comparecerem no evento, mas uma vez inscritos naquele momento, eles colocam perguntas que gostariam de fazer ao Juiz e temas que eles gostariam de ouvir. No caso de Carira, três temas foram os mais relevantes, que foram as drogas, a violência e o racismo. Nós tivemos o prazer de receber mais de mil fichas de alunos e o evento ocorrerá no próximo dia 29 de maio durante todo o dia, contado com a presença de mais de mil adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Então pela manhã nos teremos palestras e pela tarde farão uma visita guiada ao Fórum, a Delegacia de Polícia, a Companhia da Polícia Militar e também poderão ver uma exposição realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de Sergipe”.
O Magistrado também relatou sua experiência de projeto semelhante realizado nas Cidades de Arauá e Pedrinhas, quando era Juiz da Comarca de Arauá: “Foram realmente muito marcantes aquelas duas experiências, porque eu sempre digo o seguinte, que o objetivo do seminário é impactar pessoas e se a gente consegue impactar ao menos uma delas, quem sabe amanhã ela será o Promotor daquela Cidade, o Juiz daquela Cidade, o Prefeito, quiçá o Presidente da República. Naquela oportunidade pudemos ver como aquelas crianças recepcionaram muito bem a idéia e eu tenho inclusive uma experiência a relatar, porque eu sempre digo para elas que elas são prioridade absoluta, fazendo sempre uma veiculação ao E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente), explicando o que é este Estatuto, inclusive eu pude ter um retorno de uma dessas crianças na Cidade de Pedrinhas, que ao ser preterida num atendimento em um posto de saúde, disse: “olhe, o Juiz me falou que eu sou prioridade absoluta”, e por conta disso ela acabou sendo atendida no posto de saúde. Então a experiência que a gente tem é que graças a Deus, hoje eu já posso perceber que houve um resultado daquele seminário, na vida de pelo menos uma delas e nós acreditamos inclusive que foi muito mais do que uma das várias crianças que estiveram presentes naquele seminário. A idéia inclusive é que este seminário seja em Carira o primeiro de alguns outros, talvez buscando faixas etárias diferentes, talvez com algum outro foco, mas a idéia e que este seminário se realize anualmente, que esse contato com a população adolescente do município seja constante e não apenas isolado”.

Nenhum comentário: