segunda-feira, 1 de junho de 2009

POLÍCIA MILITAR É DESTAQUE NO SEMINÁRIO "CIDADANIA É LEGAL" EM CARIRA, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO BATALHÃO DE CHOQUE.




Conhecer o real significado da palavra cidadania. Com este objetivo cerca de mil alunos da rede pública de ensino do município de Carira participaram do seminário ´Cidadania é Legal´na sexta-feira, dia 29. O evento foi uma iniciativa do Poder Judiciário, através do juiz da Comarca Edinaldo Cesar Santos Júnior, em parceria com a Prefeitura de Carira.

Durante todo o dia, os estudantes assistiram a palestras sobre cidadania, malefício das drogas, sexualidade na adolescência, além de participarem de gincana cultural e visita a diversos órgãos existentes na cidade, a exemplo da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/3º BPM). “Realizamos uma breve apresentação da Polícia Militar, destacando os projetos sociais desenvolvidos pela Corporação. Destacamos o projeto Amiguinhos da PMSE e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). É importante que o jovem participe diretamente destas ações pois muitos ainda sabem que direção seguir”, destacou o capitão Walcir Mendonça Silva, então comandante da 2ª Cia/3º BPM.

Cerca de 60 homens e mulheres da Polícia Militar estiveram envolvidos diretamente na ação, com destaques para tropas ligadas ao 3º BPM, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Pelotão Ambiental, entre outros. Uma outra palestra que chamou a atenção dos mais de mil adolescentes envolvidos na ação foi a ministrada pelo major Carlos Rollemberg, comandante do BPChq, com o tema "Os malefícios da droga".

O oficial da PM apresentou aos estudantes os efeitos prejudiciais à saúde causados pelas drogas. Ele mostrou ainda um vídeo com imagens dos entorpecentes como maconha, crack, cocaína, entre outros. “Costumo em minhas palestras incluir o tabaco e o álcool como drogas. É preciso reforçar ao jovem que tais produtos são prejudiciais à saúde”, destacou o major Rollemberg.

Uma apresentação do canil do Choque e exposição de armamentos utilizados pela Polícia Militar ainda animou o público presente. Na oportunidade, o coronel PM Enilson Aragão representou o comando da PM na mesa de abertura do evento. “Podemos concluir que o evento foi muito importante para aproximar a comunidade da PM, realizando um trabalho de prevenção. É preciso que os poderes e órgãos unam forças para trabalhar com este público. O jovem precisa de um direcionamento positivo”, finalizou o capitão Walcir.

Nenhum comentário: