sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ENTREGA DE MEDALHAS E DIPLOMAS A PARCEIROS MARCAM SOLENIDADE DE 31 ANOS DO CHOQUE.

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) amanheceu em festa nesta sexta-feira, 17. Para comemorar o 31º aniversário de existência da unidade, o comando do Batalhão preparou uma solenidade com a presença de personalidades militares, que foram homenageadas por tempo de serviço, e civis, por colaborarem, direta ou indiretamente, para o crescimento e sucesso dos serviços prestados pelo Choque no Estado de Sergipe.

O evento teve início às 8h30, na sede do Batalhão, localizada na rua Castro Alves, bairro Ponto Novo, em Aracaju, com o desfile da tropa comandada pelo major Rivelino Souza Santos, subcomandante do BPChq. Após dispor o efetivo em forma no pátio da unidade, major Rivelino pediu permissão ao comandante geral da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso, para dar início à solenidade.

Após leitura breve do histórico da unidade, a cerimônia prosseguiu com a entrega de medalhas a onze policiais militares que completaram 10 e 20 anos de serviços prestados à Corporação. As comendas foram entregues pelo comandante geral e pelo comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Adolfo Menezes Teles Santos, sendo quatro militares contemplados com a medalha de 20 anos e dez, com a de 20 anos.

Em seu discurso, o coronel Pedroso parabenizou os policiais militares e reconheceu as dificuldades da profissão. “Durante o serviço, nos deparamos com críticas ácidas e, muitas vezes, injustas e infundadas. O policial militar sempre será alvo de críticas, entretanto, elas devem nos fortalecer para seguirmos em frente com coragem e profissionalismo. Chegar aos 20 anos de serviço é motivo de orgulho e eu desejo que, após um caminho ainda a ser percorrido, nossos combatentes possam desfrutar, no futuro, da merecida reserva”, considerou Pedroso.

Após formalidade de continência ao pavilhão nacional, a tropa foi desfeita e o mestre de cerimônia, major Linhares, procedeu chamando o nome de seis personalidades civis que foram agraciadas com diploma e broche de ‘Amigo do Batalhão de Choque’. A condecoração foi entregue aos senhores Acrísio José Campos Souza, superintendente do SESI; Edson Fiel Filho, auditor da Receita Federal; Fausto Josino Aguiar, empresário na área de alimentação; Paulo Henrique Silveira, empresário na área de confecções; Anderson Almeida dos Santos, empresário na área de construção civil; e Jocélio Franca Fróes, delegado da Polícia Civil.

O comandante geral saudou os parceiros e demonstrou gratidão pela confiança depositada na Polícia Militar. “Para a Corporação, é motivo de orgulho termos a colaboração diária dos Amigos do Batalhão de Choque. Essa homenagem é merecida, pois os senhores agora, através do Choque, são parte integrante da família policial militar”, salientou coronel Pedroso, que acompanha há 22 anos o trabalho do Batalhão de Choque e, considera, apesar de nunca ter assumido o comando da unidade, uma tropa de elite da Polícia Militar.

Para o auditor fiscal Edson Fiel Filho, que presta consultoria ao Batalhão, a tropa de Choque é uma das mais atuantes no Estado. “Realmente, a unidade militar tem um trabalho diferenciado no âmbito da atividade de segurança pública e eu me coloco à disposição do comando para sanar quaisquer dúvidas relacionadas a tributação e segurança fiscal”, proferiu o auditor da Receita Federal, ressaltando a parceria e o estreitamento dos laços de cordialidade com o tenente-coronel Adolfo.

Agraciado com medalha de 20 anos de serviço, o sargento Manuel César dos Santos atua há seis anos no Batalhão de Choque e desde então, identificou vários avanços logísticos e humano na unidade. “Quando ingressei no Choque, em 2004, havia apenas a companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC), com apenas 60 homens. Atualmente, o Batalhão conta com 150 militares, entre homens e mulheres, com as companhias de Canil e Ações Táticas, além do CDC, ativadas”, lembrou sargento César.

Durante o evento, tenente-coronel Adolfo rememorou a trajetória do Batalhão, inaugurado pelo coronel da Reserva Remunerada Hélio Silva. “Ele implementou o funcional cumprimento do dever e hoje nós temos um efetivo de corpo e alma voltados para a promoção da segurança pública e garantia da ordem. Ao longo do tempo, a tropa veio conquistando a confiança dos oficiais superiores, a simpatia e o apreço da comunidade, frente às difíceis e imprescindíveis missões e situações de conflito”, destacou Adolfo.

“O sucesso provém também da virtude de os policiais fazerem o que amam. A tropa está preparada para o combate, prioriozando sempre o diálogo e os ditames da lei, para proteger os direitos do cidadão e evitar que tais direitos sejam violados”, acrescentou o comandante do Choque. Após a solenidade, foi inaugurada a Galeria de Ex-Comandantes do Batalhão de Choque e servido um coffe-break aos militares e demais autoridades presentes.

Presenças

O evento foi prestigiado pelo comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso, que esteve acompanhado pelo subcomandante da Corporação, coronel Eduardo Santiago; o comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital, coronel Maurício Iunes, e do Interior, coronel João Henrique Braz; o comandante do Batalhão de Polícia de Guarda, coronel José Anselmo Santos; o diretor de Trânsito da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Alberto Magno Silvestre; e o comandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, tenente-coronel Jackson Nascimento.

Nenhum comentário: