terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PM APRESENTA DETALHES DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL PARA O PRÉ-CAJU 2011.

Foto: Reinaldo Gasparoni

A Polícia Militar apresentou na manhã desta terça-feira, dia 11, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) detalhes do planejamento operacional que será aplicado no Pré-Caju 2011. Por dia, segundo o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), será aplicada uma média de 1.150 militares, através de uma distribuição em cinco postos de comando, e ainda na área periférica do circuito da festa. Os detalhes foram passados para a imprensa e comandantes de unidades que atuarão no evento.

A PM também distribuirá no circuito cinco salas de monitoramento do policiamento e dos foliões, 19 portões de acesso, seis cabines de desarmamento, 32 postos elevados para observação e 31 patrulhas policiais. Serão 39 viaturas, usadas no patrulhamento periférico e no acompanhamento da chamada “Pipoca”, com equipes motorizadas e especializadas da Radiopatrulha e Batalhão de Choque.

Além disso, 30 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) estarão trabalhando na área externa do evento. “Temos uma preocupação evidente de fortalecer o policiamento periférico, privilegiando a locomoção dos foliões para suas residências. É um trabalho estratégico para evitar os assaltos e os furtos”, explicou o coronel Maurício Iunes, comandante do policiamento militar na capital, lembrando que o Grupamento Tático de Motos (Getam) estará atuando no policiamento.

Iunes explicou que quatro equipes do Comando de Operações Especiais (COE) vão realizar a varredura no circuito, logo após a passagem dos blocos. Equipes do Pelotão Ambiental farão um trabalho de prevenção da perturbação do sossego alheio, inclusive com uma lancha atuando no Rio Sergipe. O Batalhão de Polícia de Trânsito realizará remoções de veículos estacionados de forma irregular, através de uma varredura diária na área estabelecida para o evento.

Inovação - As novidades para este ano se concentram na utilização de um rastreamento via GPS das equipes policiais, trazendo mais agilidade na comunicação e pontuando as guarnições mais bem posicionadas para atuar na percepção dos crimes.

Integrantes da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) partciiparam da apresentação e ressaltaram a confiança no trabalho da PM.

Haverá ainda um sistema de controle das ocorrências, cujas ferramentas trarão rapidez no cadastro dos fatos policiais. “A possibilidade de realizar um acompanhamento on-line pelos comandantes do policiamento é bem mais vasta. A ferramenta também gera a opção do acompanhamento de dados estatísticos e leitura de relatório e consulta de banco de dados”, explica o coronel Iunes.

A PM estará trabalhando com capacetes, tonfas, capas de chuva, protetores auriculares, luvas descartáveis, ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios HT, câmeras, computadores e celulares, além de vários outros equipamentos. A Superintendência da Polícia Civil trará na próxima quinta-feira, dia 13, às 8h, na Academia da Polícia Civil (Acadepol) detalhes do seu planejamento operacional para a festa.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns a todos do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe pelo planejamento operacional apresentado à sociedade para o período do Pré-Caju 2011...sucesso no trabalho!