domingo, 27 de julho de 2008

Apresentamos mais dois fuzis utilizados ao redor do mundo: o CETME de fabricação espanhola e o VEPR de fabricação ucraniana.

O Vepr foi anunciado em 2003 como o novo fuzil de assalto ucraniano, sendo uma ex-republica soviética as forças armadas ucranianas utiliza os fuzis kalashnikov AK-74 e AKM como armas padrões da infantaria.
Os projetistas pegaram o AK-74, retiraram sua coronha, montaram a empunhadura e o gatilho a frente do carregador, colocaram uma capa de polímero em cima da caixa da culatra para proteger o rosto do atirador do aço, bem como um apoio também em polímero abaixo da caixa da culatra para estabilizar a arma, sendo muito simples a conversão o grande defeito desse designe foi que o seletor de fogo foi mantido no mesmo lugar ficando longe da mão do atirador quando a arma está empunhada. O Vepr possue miras de aço reguláveis similar ao dos kalashnikov’s, mas há tambem uma garra para o encaixe de miras ópticas e noturnas, sendo comum o uso de uma grande mira red dot de fabricação ucraniana, a ultima versão é fornecido com um lançador de granadas 40mm integrado abaixo do cano. Os fabricantes alegam a grande superioridade do Vepr em relação ao AK-74 e anuciam relatórios muito otimistas.
País: Ucrânia
Calibre: 5.45x39 mm
Ação: Operado a Gás com trancamento da cabeça do ferrolho por rotação com dois ressaltos de tracamento
Comprimento total: 702 mm
Compirmento do cano: 415 mm
Peso: 3.45 kg descarregado
Taxa de fogo: 600-650 tiros por minuto
Carregador: padrão bifilar com 30 cartuchos




CETME é o nome é conhecido do fuzil/espingarda de assalto desenvolvido na Espanha na década de 1950. O CETME é muito semelhante à espingarda automática G3 desenvolvida a partir daquele pela Heckler & Koch GmbH da Alemanha.
O fuzil CETME deriva mecanicamente da StG45(M), um protótipo de espingarda de assalto alemão desenvolvido pela Mauser no final da Segunda Guerra Mundial. O final da guerra ditou a interrupção do projeto e a fuga para Espanha de alguns dos seus técnicos responsáveis. Um deles, Ludwing Vorgrimler foi o responsável pelo desenvolvimento do CETME.
O CETME foi criado por ordem do Ministério da Guerra espanhol. A sua primeira versão viu a luz do dia em 1952 e foi adotado pelas Forças Armadas Espanholas em 1957. Sucessivas versões foram vendo as suas características melhoradas, como o alcance, a precisão e o tipo de munição. O CETME L foi o fuzil padrão das Forças Armadas Espanholas até 1999, altura em que adoptaram o G36. Por curiosidade o G36 foi desenvolvido a partir da G3, a qual se baseia no CETME B desnvolvido pela Heckler & Koch entre 1957 e 1961.
O CETME foi considerado um dos melhores fuzis de assalto do seu tempo pela sua elevada precisão, potência e, sobretudo, resistência.
País: Espanha
Inventor: Ludwing Vorgrimler
Data de projeto: 1949
Período de produção: 1952 - 1999
Tempo em serviço: 1957 - até o presente.
Calibre: 7,92 x 40 mm
Cadência de tiro: 600 tpm
Velocidade de saída do projétil: 720 m/s
Alcance eficaz: 500 m
Peso: 3,4 kg
Comprimento total: 925 mm
Comprimento do cano: 400 mm
Alimentação: carregador de 30 munições
Miras: olhal e alça de mira

Nenhum comentário: