sexta-feira, 12 de setembro de 2008

BPChq divulga relatório parcial de ocorrências atendidas em 2008

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) divulgou esta semana o relatório de ocorrências atendidas pela unidade no período de janeiro a agosto de 2008. De acordo com a estatística, a unidade especializada da Polícia Militar de Sergipe realizou 201 operações ao longo do ano, resultando em 559 prisões em flagrante.

Nos oito primeiros meses de 2008, a tropa de Choque efetuou 75 detenções por porte ilegal de arma de fogo, sendo março o mês com maior incidência, no total de 10 casos. Foram ainda apreendidas 34 armas brancas e 379 munições deflagradas ou intactas. Abril contabilizou nove armas brancas apreendidas, o maior número registrado no período em questão.

Com relação à apreensão de entorpecentes, o documento aponta para a retirada de circulação de 24,3 Kg de maconha, 23 cigarros da mesma natureza, 1,10 Kg de cocaína, 563 pedras de crack e mais 923,4 g da droga.

Segundo os números divulgados, as ocorrências atendidas tiveram como causa principal o porte ilegal de arma (74), seguido de agressão ou vias de fato (42), tráfico de drogas (39) e furto (38). Foram registrados ainda 33 casos de porte ilegal de drogas e 21 roubos. As diversas ações e operações do BPChq levaram à recuperação de 18 carros, 67 motocicletas, 35 bicicletas e 105 aparelhos de telefonia celular.


Agosto – No último mês, a tropa de Choque efetuou 64 prisões, cinco a menos em relação ao mês anterior. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, com 18 munições intactas, e quatro armas brancas. As operações realizadas em agosto pelo Batalhão resultaram também na apreensão de 240g de maconha, quatro cigarros da droga, 40g de cocaína e seis pedras de crack. As principais ocorrências atendidas tiveram como causa o porte ilegal de arma (15 casos), agressão ou vias de fato (9) e furto (9). Foram ainda recuperados cinco carros, quatro motocicletas, quatro bicicletas e oito aparelhos celulares.


SOBRE O BPChq

Atualmente, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) da Polícia Militar de Sergipe, que tem à frente o major Carlos Rolemberg, é composto por 200 militares, distribuídos entre a 1ª Companhia de Choque, responsável pelo controle de distúrbios civis (CDC), a 2ª Companhia de Choque, responsável pelo patrulhamento das vias públicas (Força Tática), e a terceira Companhia (Canil), composta pelos cães especializados em resgate de vítimas de acidentes e busca de substâncias entorpecentes. A sede da unidade está localizada na Rua Castro Alves nº 481, no bairro Ponto Novo, em Aracaju.

Nenhum comentário: