quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Conheça a submetralhadora Ingran MAC 10, de fabricação americana.

Submetralhadora Ingram MAC 10, fabricada nos Estados Unidos.

As Ingram MAC são uma família de submetralhadoras compactas, desenvolvidas por Gordon Ingram e fabricadas pela Military Armament Company (MAC) dos Estados Unidos. As armas são também conhecidas, simplesmente, pelo sobrenome do seu desenhador Ingram. Inúmeras imitações e variantes das Ingram MAC foram produzidas tanto dentro como fora dos EUA.
As Ingram foram desenvolvidas no sentido de se tornarem uma alternativa à pistola Colt M1911, como arma secundária de defesa imediata.
Trata-se de armas bastantes compactas e simples, de elevada cadência de tiro, que obtiveram algum sucesso junto de unidades antiterroristas. São particularmente úteis nas operações de assalto a aviões, locais onde a sua compactacidade, a sua potência de fogo e a reduziada capacidade perfurante de algumas das suas munições se adaptam perfeitamente.
As Ingram e a as suas silhuetas perfeitamente paralelepipédicas tornaram-se famosas pelo seu aparecimento no cinema e em séries televisivas. Contudo esta notoriedade nunca lhe granjeou muito sucesso comercial provocando a falência da MAC em 1976.
As Ingram MAC permitem tanto o tiro automático como o semi-automático, operando por recuo e culatra aberta. Estão equipadas com uma coronha de dimensão insuficiente para permitir uma tiro estável e confortável e com uma correia na frente da arma que faz de segundo punho frontal. Estas características contribuem para que as armas sejam de dificil controlo sem um treino adequado. O seu alcance eficaz não excede, portanto, os 25 metros.
O cano é filetado de modo a poder-se adaptar um silenciador de grandes dimensões, que também pode servir de pega de suporte, ajudando a tornar a arma mais controlável. Em contrapartida, este silenciador, faz com que arma perca as características de compactacidade. O filetamento do cano, também permite a adaptação de outros acessórios.

Tipo: Submetralhadora
País: Estados Unidos
Inventor: Gordon Ingram
Data de projeto: 1972
Período de produção: 1972 - até o presente
Tempo em serviço: 1972 - até o presente
Calibre: 9 mm Parabellum ou .45 ACP
Cadência de tiro: 1090 - 1600 tpm (conforme a munição utilizada)
Alcance eficaz: 25 m
Peso: 3,8 kg
Comprimento total: 269 mm, com coronha rebatida e 548 mm, com coronha esticada
Comprimento do cano: 146 mm
Alimentação: carregadores de 32 munições (9 mm) ou 30 muniões (.45)

Nenhum comentário: