terça-feira, 19 de maio de 2009

CHOQUE É ACIONADO PARA CONTER NOVA REBELIÃO NO CENAM.

Cerca de 80 internos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) se rebelaram ontem à tarde e promoveram um quebra-quebra nos dois pavilhões do setor destinado aos adolescentes já sentenciados pela Justiça. Por volta das 13h, durante o horário do banho de sol, eles tentaram fugir da unidade e entraram em choque com os agentes de segurança que estavam de plantão e impediram a fuga em massa. Dois educadores e dois internos ficaram feridos no confronto.
Durante a rebelião, os internos destruíram quase todas as alas, quebraram paredes e grades, formaram barricadas e colocaram fogo em colchões e outros objetos. Bebedouros entregues recentemente pelo governo também foram destruídos. As obras de reforma do Cenam, que se arrastam desde 2007, tiveram de ser paralisadas durante a rebelião e os operários foram retirados dali às pressas.

Mais de 50 soldados e 10 viaturas do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq) foram enviados ao local para controlar o tumulto, o que aconteceu após cerca de meia hora. Uma parte da tropa permaneceu ali pelo resto da tarde, revistando as alas e fazendo a segurança das autoridades chamadas ao local. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao Cenam para apagar o incêndio e socorrer os feridos.

Um dos agentes sofreu um corte profundo no braço e foi operado no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse). Todos os pacientes foram medicados e receberam alta na mesma tarde.

Fonte: Jornal do Dia

Nenhum comentário: